MEC libera recursos para blocos do curso de Medicina da UFPE em Caruaru

Serão investidos R$ 22.925.057,89 para construir dois prédios térreos e um bloco com quatro pavimentos, para salas de aula e laboratórios

Anísio Brasileiro enfatiza importância da interiorização do conhecimento

O curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, vai ganhar blocos próprios. O ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, assinou o Termo de Execução Descentralizada (TED), hoje (22), pela manhã, em cerimônia no CAA, ao lado do reitor Anísio Brasileiro, liberando recursos no total de R$ 22.925.057,89 para financiar a obra. Com a assinatura do documento, a UFPE poderá lançar o edital de licitação da obra.

Foto: Rafael Carvalho/Ascom-MEC

Ministro assina TED, que transfere os recursos para construção de prédios

Anísio destacou que os novos prédios têm uma importância estratégica para a UFPE, pois objetivam formar bem os estudantes para que a qualidade de vida da população melhore. “Trata-se de uma parceria conjunta UFPE e MEC que cria as melhores condições para esta unidade da Medicina, em Caruaru, permitindo que o conhecimento chegue aos recantos brasileiros, dentro de uma visão de responsabilidade social”, afirmou ele.

Será feita uma licitação, num período de três a quatro meses, para contratação de uma empresa para executar a obra, que deverá durar um ano e meio. Até o final de 2019, deverão ser concluídos os novos prédios. A construção terá área total de construção de 8.081,14 m² e será composta de três volumes, sendo dois térreos – destinados ao Biotério e à Unidade Básica de Saúde – e um bloco com quatro pavimentos, destinado a salas de aula, salas para professores e laboratórios. Inaugurado em 2014, o curso oferece 80 vagas anuais e está funcionando provisoriamente no Polo Comercial de Caruaru.

CERIMÔNIA –O diretor do CAA, Manoel Guedes, abriu a cerimônia fazendo uma apresentação sobre o Campus Agreste, que conta com 25 blocos construídos. Ele destacou que são atendidos no centro alunos de 164 municípios de 14 Estados brasileiros. Ao todo, são quase cinco mil alunos, dos quais 301 alunos de Medicina. Em seguida, houve a fala do reitor e a assinatura do TED.

Foto: Vitória Galvão

Manoel Guedes apresentou projeto que contará com salas de aula e laboratórios

O dispositivo foi formado pelo ministro Mendonça Filho, pelo reitor Anísio Brasileiro, pelo ex-governador João Lyra Neto, pela prefeita Raquel Lyra, pelo deputado federal Augusto Coutinho, pela deputada estadual Priscila Krause, pela vice-reitora Florisbela Campos, pelo diretor do CAA, Manoel Guedes, pró-reitores da UFPE e prefeitos de cidades vizinhas.

O ministro Mendonça Filho disse que a construção dos prédios de Medicina vai consolidar o curso no município. “O curso de Medicina é uma âncora fundamental para a boa formação na área de Saúde e de médicos em Caruaru. Esse é um passo muito importante. É um investimento de quase R$ 25 milhões, para três novos prédios, que significa geração de empregos, formação de médicos aqui no interior, próximos a suas cidades, que precisam de médicos com a vinculação com a região. Isso muda a realidade”, enfatizou ele.

PROJETO PEDAGÓGICO – O projeto pedagógico do curso de Medicina do CAA, de metodologia inovadora, se fundamenta em sete pilares: aprendizagem ativa; integralidade do ser humano; diversificação de ambientes e utilização de diversas técnicas pedagógicas; no aprender fazendo; na interdisciplinaridade; no permanente aperfeiçoamento curricular; e no radical compromisso social.

Data da última modificação: 22/06/2017, 21:37