Maurício Domingues Coutinho recebe título de Professor Emérito

Solenidade aconteceu no Auditório Professor Ruy Luiz Gomes, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza

O professor Maurício Domingues Coutinho Filho, que atuou no Departamento de Física (DF), recebeu o título de professor emérito na última sexta-feira (18) à tarde, no Auditório Professor Ruy Luiz Gomes, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seu discurso, o docente destacou o papel dos alunos em sua careira. “Meu agradecimento maior é aos estudantes pelo estímulo para perseverar durante quatro décadas no ensino e na pesquisa”, afirmou.

Foto: Saulo Aleixo

Reitor presidiu a cerimônia que homenageou Coutinho

O reitor Anísio Brasileiro presidiu a solenidade, que inclui a trasladação das vestes talares – a samarra e o capelo na cor azul se referem às ciências exatas – e a entrega do diploma de concessão do título. “É uma satisfação e uma honra da UFPE reconhecer o mérito do professor Maurício Coutinho”, disse o reitor, destacando sua trajetória impecável e sua capacidade de fazer ciência em nível internacional. Além dele, também compuseram a mesa os professores Eduardo Hernández, chefe do DF, e Sergio Rezende, também emérito e ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

O professor Ernesto Raposo foi o responsável por proferir o discurso panegírico. Amigo do novo emérito da UFPE há mais de 30 anos, ele ressaltou fatos importantes da história do docente, como o fato de ele ter feito parte do grupo que fundou o DF e de promover intercâmbios internacionais. Raposo destacou seu papel de liderança, seu desejo contínuo de seguir pesquisando, sua retidão de caráter e seu comportamento ético. “Além de um brilhante físico, ele é um grande ser humano que nos inspira”, afirmou.

Maurício Coutinho entrou na UFPE como aluno de Engenharia Elétrica em 1964 e formou-se na turma de 1968, que teve Miguel Arraes como paraninfo. Fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e ingressou como professor da UFPE em 1971, fazendo parte da equipe que organizou a estrutura curricular da licenciatura e do bacharelado em Física. Tornou-se professor titular em 1989 e aposentou-se em 2017, mas continua atuando na pesquisa e na pós-graduação.

Ministrou praticamente todo o espectro de disciplinas ofertadas na graduação e na Pós-Graduação em Física e ocupou diversos cargos de administração. Concluiu 29 orientações de mestrado e 19 de doutorado, assinando 111 artigos científicos que contam com mais de 1,5 mil citações. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no nível 1A.

Confira o álbum com as fotos de Saulo Aleixo

Data da última modificação: 22/05/2018, 15:06