Matrículas abertas para a disciplina “Técnicas e modelos para estudos em oncologia: Uma abordagem teórico-prática”

As aulas iniciam no dia 31 deste mês e serão ministradas pela docente Zainab Hussain, em inglês

A disciplina eletiva “Técnicas e modelos para estudos em oncologia: Uma abordagem teórico-prática” está com matrículas abertas. Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) já podem se matricular pelo Sigaa, enquanto os demais alunos de pós-graduação devem realizar as matrículas pelo e-mail ppgit.cb@ufpe.br. As aulas serão ministradas em língua inglesa pela docente Zainab Hussain (Inserm/França).

Com carga horária de 30 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas, a disciplina terá início no dia 31 deste mês. Além disso, tem como objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade de compreender as técnicas e modelos de estudo do Cross-talk entre os diversos componentes do microambiente tumoral; a obtenção e aplicação de vesículas extracelulares.

Outros pontos abordados são como a citometria de fluxo contribui nos estudos e microambiente do câncer; como mimetizar e estudar matriz extracelular in vitro, considerando seus diversos componentes; como realizar estudos de comunicação celular direta e indireta, conhecendo os modelos mais utilizados nas pesquisas atuais. Por fim, também serão discutidos os métodos de estudos 3D e organoides derivados de pacientes, bem como os mecanismos de resistência tumoral e o microambiente como alvo terapêutico.

O sistema avaliativo é baseado em seminários, além de participação, discussão em aula e estudo dirigido.

Cronograma das aulas

31/08 - 14h às 18h