Notícias Notícias

Voltar

Manual informativo sobre o AVC é lançado no HC

O que é, como identificar, prevenir e tratar o AVC são alguns dos pontos que o material aborda, inclusive em versão digital

O manual “AVC: Entender para Combater”, elaborado pelo neurologista Eduardo Melo, do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da UFPE, e com o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFPE foi lançado, ontem (2), no Ambulatório de Doenças Cerebrovasculares da instituição. O principal objetivo do material é informar os pacientes acompanhados pelo ambulatório e seus familiares sobre como prevenir, identificar e, principalmente, o que fazer diante de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O material também traz dicas para ajudar no processo de reabilitação dos pacientes que tiveram o distúrbio. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

De acordo com o neurologista e idealizador do manual, Eduardo Melo, o acesso a essas informações é essencial. “Saber identificar e saber o que deve ser feito diante de um AVC faz com que a população procure o serviço médico com mais agilidade e isso pode minimizar as sequelas. Compreender o que ocorreu ajuda muito no tratamento e na prevenção de um novo AVC”, explica ele. 

A dona de casa Maria Fátima da Silva, 49 anos, sofreu um AVC no ano de 2015 e desde então passou a ser acompanhada no HC. Para ela, esse material é muito importante, pois traz diversas informações úteis a várias pessoas. “Quando sofri o AVC, tive a sorte de ser levada imediatamente a um hospital, e essa agilidade foi um dos pontos essenciais para que eu conseguisse me recuperar. Com essas informações, as pessoas podem ficar mais atentas aos sinais e também ter a noção do que devem fazer em um momento como esse”, afirma.

Além de estar sendo distribuído aos pacientes acompanhados pelo Ambulatório Doenças Cerebrovasculares do hospital-escola e seus familiares, o material também está disponível na versão digital e pode ser baixado de forma gratuita. 

O Acidente Vascular Cerebral decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Segundo a Organização Pan Americana de Saúde (Opas), essa é a segunda principal causa de morte e incapacitação no mundo. Quanto mais rápido for o atendimento e o diagnóstico, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação.

Data da última modificação: 03/02/2021, 17:26