Lócus de Inovação Metal Mecânica, que tem participação da UFPE, realiza missão de trabalho em Portugal

Grupo participou de encontros em universidades, centros empresariais e laboratórios

O Lócus de Inovação Metal Mecânica do Estado de Pernambuco, que conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou uma missão de trabalho em Portugal que se estendeu do dia 3 ao dia 7 deste mês. Representantes da UFPE, da Universidade de Pernambuco (UPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) estiveram na Universidade do Porto, onde visitaram o Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC); no Sanjotec – Centro Empresarial São João da Madeira; na Universidade de Aveiro e no International Iberian Nanotechnology Laboratory.

Missão de trabalho esteve em Portugal de 3 a dia 7 deste mês

Atual coordenador do Lócus, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE Carlos Oliveira participou da experiência. Ele destacou “a importância do reconhecimento do binômio Indústria – Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Pernambuco como um elemento formador de pessoas e tecnologias para avanços em inovação. Os passos para a ampliação deste binômio estão sendo dados pelas ICTs e Governo de Pernambuco, mas ainda é preciso muito apoio do setor privado”.

Ainda segundo o professor Carlos Oliveira, que integra os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) e de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE, um dos grandes destaques da missão foi observar a íntima relação que existe entre as instituições de pesquisa e tecnologia e as incubadoras com as indústrias e empresas da região.

“Foi observado que, em alguns casos, o orçamento anual aportado nas universidades pelos projetos em parceria com empresas chega a ser superior ao aportado pelo governo português. O modelo identificado permite não apenas formar e capacitar melhores profissionais, mas também trabalhar de uma forma muito estreita com a inovação”, avalia o professor Carlos Oliveira.

LÓCUS DE INOVAÇÃO METAL MECÂNICA – Promovido pelo Governo de Pernambuco, o Lócus é um programa desenvolvido para discutir e fomentar inovação em iniciativas para a geração de startups, transferência de conhecimento e realização de eventos como workshops e webinars, de programas de extensão tecnológica e vários projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além da UFPE, IFPE e UPE, participam do grupo as empresas Multimoldes, Mekatronik e a Abimaq.

Professor Carlos Oliveira

carlos.nascimentooliveira@ufpe.br