Livro sobre a arte desauratizada das “culturas shakespearianas” é lançado amanhã (24) na EdUFPE

Evento contará com a participação dos professores Eduardo Cesar Maia, do CAA, e Peron Rios, do Colégio de Aplicação

O crítico e professor de literatura João Cezar de Castro Rocha (UERJ) volta ao Recife para apresentar o seu mais novo livro “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios” (Editora UFPE e Argos, 2018). João Cezar, que esteve em Pernambuco em 2017 para lançar “Culturas shakesperianas” (É Realizações, 2017) e para participar de um ciclo de eventos sobre literatura e crítica literária, fará palestra-lançamento, amanhã (24), às 17h, no auditório da Editora UFPE.

O professor pretende debater o novo conceito que propõe no livro, referindo-se à “arte desauratizada” – definição por ele elaborada em diálogo com a obra de Walter Benjamin. Segundo Castro Rocha, “desauratizada” é toda expressão artística que tenha como ponto de partida a instabilidade estrutural e a incerteza sobre as próprias origens. Trata-se, portanto, de desenvolver um novo quadro teórico, que valorize (e não que trate como sinal de imperfeição) as circunstâncias características de culturas não hegemônicas como a brasileira.

Para ampliar essa discussão, o evento contará com a participação do professor Eduardo Cesar Maia, do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e editor-chefe da revista Estudos Universitários da UFPE, e Peron Rios, professor de literatura do Colégio de Aplicação da UFPE e doutorando em Literatura (Université Sorbonne Nouvelle).

Data da última modificação: 23/04/2018, 14:13