Notícias Notícias

Voltar

Livro enfoca o comunismo e o stalinismo no Brasil

A pesquisa documental foi baseada na Biblioteca Albert Sloman, da Universidade de Essex

O professor Marcos Guedes, titular do Departamento de Ciência Política da UFPE, vai lançar o livro Comunismo e Stalinismo no Brasil, de sua autoria, numa série de eventos ligados aos registro do centenário da Revolução Russa. A publicação, da editora Prismas, apresenta uma interpretação geral das políticas do PCB de uma abordagem internacional, cobrindo diferentes períodos da vida do Partidão, desde o fim da década de 1920 até sua dissolução em 1992, sendo baseado em uma ampla pesquisa documental cuja base foi a Biblioteca Albert Sloman, da Universidade de Essex.


Através de um sistema de empréstimo entre bibliotecas, o autor teve acesso a documentos e estudos guardados, por exemplo, na ex-União Soviética, na antiga Alemanha Oriental, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Brasil. A biblioteca possuía ainda recursos para apoio à pesquisa de seus alunos, o que permitiu, entre outras coisas, a compra dos microfilmes dos jornais e revistas do PCB realizados pelo professor Ronald Chilcote e guardados na Califórnia. Confira a agenda de lançamentos:

Dia 29 de setembro (Brasília) – Noite de autógrafos no restaurante Carpe Diem, a partir das 19h

Dias 4 e 5 de outubro (Unesp de Marília – SP) – Lançamento no Seminário Revolução Russa: 100 anos que abalaram o Mundo, com palestra sobre “A Revolução Russa e a América Latina”

Dia 6 de outubro (USP-SP) – Lançamento e palestra sobre “Utopia e estalinização do movimento comunista”, durante Seminário 100 anos da Revolução Russa, às 9h. Lançamento e a palestra “O stalinismo: socialismo ou anomalia histórica?”, juntamente com Breno Altman, Waldo Melmerstein, Darlan Montenegro e Zilda lokoi, às 14h.

Mais informações
Marcos Guedes
guedes@hotmail.com

Data da última modificação: 13/09/2017, 12:00