Livro aborda importância do som para produções do cinema e televisão

Título foi incluído pela Editora UFPE na campanha “Livro, uma boa companhia” e pode ser adquirido com desconto

Refletir sobre as múltiplas possibilidades criativas relacionadas ao uso da voz, dos ruídos, da música e do silêncio em filmes, vídeos e produtos audiovisuais em geral. Essa é a proposta da obra “O som do filme: uma introdução”, organizada pelo professor Rodrigo Carreiro, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPE. O título, lançado em 2018, foi incluído pela Editora UFPE na campanha “Livro, uma boa companhia” e agora pode ser adquirido com 25% de desconto e frete grátis.

Publicada em coedição pelas Editora UFPE e Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a obra constitui uma das primeiras tentativas brasileiras de sumarizar, em um volume acessível, os processos técnicos e criativos relacionados ao uso do som no meio audiovisual. Escrito por Rodrigo Carreiro, pela professora da UFPR Débora Opolski e pelo docente da Universidade de São Paulo (USP) João Baptista Godoy de Souza, o livro é dividido em três partes: História e teoria do som no cinema; O som na produção cinematográfica; e O som na pós-produção cinematográfica.

Em entrevista publicada no canal do YouTube da Editora UFPE, o organizador Rodrigo Carreiro fala sobre a proposta do livro. O professor ressalta o fato de haver poucas obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa, inclusive no Brasil, com abordagem teórica sobre o som no cinema e televisão.

Os interessados em comprar um exemplar devem enviar e-mail para o endereço livraria.editora@ufpe.br, informando título do livro, seu nome completo, CPF e endereço de entrega. A equipe da Editora enviará resposta com informações sobre como fazer o pagamento, prazo de recebimento do exemplar e rastreamento dos Correios.

O som do filme: uma introdução
Organizador: Rodrigo Carreiro
Textos: Rodrigo Carreiro, Débora Opolski e João Baptista Godoy de Souza