Live “Sonhos, cultura e constituição de mundos” da Coordenadoria Futuro aborda interseção entre Ciência e Humanidades

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da sua Coordenadoria de Estudos sobre Futuro, promove a live intitulada “Sonhos, cultura e constituição de mundos”, no dia 6 deste mês, às 16h, por meio do canal do YouTube da Coordenadoria Futuro. O evento tem como objetivo promover um diálogo profundo entre as ciências e as humanidades, explorando o tema dos sonhos sob as perspectivas da Antropologia e da Neurociência. Os debatedores serão a professora Hanna Limulja e o professor Sidarta Ribeiro (UFRN). Este encontro de visões será mediado por Lúcia Leitão, renomada arquiteta que contribuirá para uma abordagem interdisciplinar e rica em perspectivas.

Hanna Limulja, doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é autora da obra “O Desejo dos outros: Uma etnografia dos sonhos yanomami”. Sua vasta experiência e pesquisa proporcionam uma abordagem culturalmente enriquecedora sobre o mundo dos sonhos.

Por outro lado, Sidarta Ribeiro, professor titular de Neurociências no Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), traz uma perspectiva científica para a discussão. Reconhecido autor de obras como “O Oráculo da noite: A história e a ciência do sonho” e “Sonho manifesto: dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico”, Ribeiro traz ‘insights’ sobre o tema embasados em pesquisa e conhecimento profundo do funcionamento do cérebro. A debatedora será a professora Lúcia Leitão, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.

Os interessados em participar e receber atualizações sobre o evento podem se inscrever por meio do formulário on-line. Além disso, a transmissão ao vivo estará disponível pelo YouTube.

Centro de Estudos Avançados (CEA)

cea.futuro@ufpe.br
Instagram do CEA @ceafuturoufpe