Live da Ascom amanhã (19) discutirá adoção do lockdown no combate à Covid-19

Pesquisador Jones Albuquerque abordará as recentes medidas restritivas de circulação decretadas pelo governo estadual

Na live de amanhã (19), às 16h, no Instagram da Ascom (@ascomufpe), vamos discutir “Por que o lockdown é a saída diante da falta de testes e do desrespeito ao distanciamento”. A jornalista Vitória Galvão vai conversar com o pesquisador Jones Albuquerque, do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE e professor do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Jones Albuquerque é um dos coordenadores das ações do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD) da UFRPE que, em parceria com o Lika, faz um acompanhamento diário dos números da Covid-19 em Pernambuco, no Brasil e no Mundo. Na live da Ascom, o pesquisador abordará as recentes medidas restritivas de circulação de pessoas decretadas pelo governo de Pernambuco em vigor deste o último sábado (16) e que terão duração de 15 dias.

As medidas valem para os municípios do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, onde não é permitido sair de casa sem necessidade. O governo – que não adota o termo lockdown – também determinou o rodízio de veículos, o uso obrigatório de máscaras e a sanitização de ruas nessas cidades.

PESQUISA – Os pesquisadores do IRRD coletam dados públicos para verificar o andamento e o mapeamento dos casos do novo coronavírus. Eles utilizam modelos matemáticos e espectrais, integrando os dados com o georreferenciamento e sensoriamento remoto por drones e satélites. Os dados auxiliam os secretários de Saúde a tomar decisões através do mapeamento de casos.

Data da última modificação: 18/05/2020, 18:18