Liga da Sustentabilidade passa a integrar a Rede de Universidades Sustentáveis

A liga tem interesse em parcerias com iniciativas estudantis e departamentos institucionais voltados à temática do gerenciamento de resíduos e lixo zero

A Liga da Sustentabilidade da UFPE agora faz parte da Rede de Universidades Sustentáveis, grupo que interliga projetos universitários voltados a ações de sustentabilidade ambiental presente em todo o país. Integram a rede o Circula CT da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o UFSC sem Plástico, da Universidade Federal de Santa Catarina, o Núcleo de Educação e Gestão Ambiental do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN Sustentável), o Nada é Lixo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Projeto Universidade Sustentável/ITR Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Comum da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

“Entrar para a rede é um reconhecimento de que nosso trabalho está mobilizando pessoas, interessando grupos para além dos campi UFPE, ou seja, de que temos um potencial criativo a ser explorado. Além disso, também possibilita a troca entre nossos discentes e os de outras instituições de Ensino Superior com interesses semelhantes em todo o território nacional. Isso amplia bastante as possibilidades de aprendizado e de busca de parcerias para atividades futuras”, conta a professora do Departamento de Oceanografia, Mônica Costa, que integra o projeto.

A liga tem interesse em parcerias com iniciativas estudantis e departamentos institucionais voltados à temática da sustentabilidade, do gerenciamento de resíduos e lixo zero. O intuito é criar uma plataforma on-line para o compartilhamento de conhecimentos, materiais, experiências e práticas de sustentabilidade no ambiente acadêmico. “Esse ano a rede está com as atividades limitadas devido à pandemia, mas o ingresso nela deve pautar alguns projetos e atividades no futuro, quando a equipe retomar o trabalho presencial e puder assim interagir mais no (e com) o espaço dos nossos campi”, explica a pesquisadora.

Criada, oficialmente, em dezembro de 2018, a liga é uma iniciativa de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos apoiada pela Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). Além de Mônica, participam da Liga Betania Oliveira (Bioquímica), Lilian Wanderley (Administração), Roberto Sá (Centro Acadêmico do Agreste - CAA), Camila Claudino (DGA) e mais de 20 discentes e servidores. Também são parceiros o Enactus-UFPE e o Museu de Oceanografia.

Professora Mônica Costa
monica.costa@ufpe.br