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Lançados Programa de Gestão e Desempenho e Edital de Apoio ao Técnico Administrativo para Intercâmbio Nacional ou Missão Internacional

A cerimônia conjunta foi realizada no Auditório João Alfredo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou oficialmente, na última sexta-feira (6), o seu Programa de Gestão e Desempenho (PGD), modelo de gestão baseado em produtividade, que poderá ser adotado de acordo com a natureza das atividades realizadas por cada órgão. Na mesma ocasião, foi lançado o Edital de Apoio ao Técnico Administrativo para Intercâmbio Nacional ou Missão Internacional. A cerimônia conjunta foi realizada no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, que fica no Campus Recife.

O PGD é um instrumento indutor de melhoria de desempenho institucional que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados, na qualidade dos serviços que são prestados e na vinculação das entregas das unidades com as estratégias organizacionais. “Organizacionalmente, quando mudamos nossa relação de trabalho, pensando naquilo que o servidor produz, a Universidade ganha porque vamos começar a mensurar aquilo que fazemos e que é revertido à sociedade. Quando passamos para um modelo de gestão, como o PGD, que tem o foco na produtividade, na verdade, estaremos entregando mais”, explicou a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho. Ela também destacou ganhos em qualidade de vida para o servidor, diante da possibilidade de teletrabalho: “Isso dá uma flexibilidade maior para os servidores.”

Fotos: Raiane Andrade

Brunna Carvalho destaca que a importância do PGD para a melhoria do desempenho institucional

Podem participar do PGD da UFPE os servidores técnico-administrativos em educação ocupantes de cargo efetivo, bem como empregados públicos em exercício na Universidade. A participação é vedada para unidades com jornada flexibilizada de 30 horas. O programa se dará em duas modalidades. Na presencial, a jornada de trabalho do participante será desenvolvida integralmente nas dependências da UFPE ou em local definido pela instituição. Já na modalidade teletrabalho, o local de execução da jornada de trabalho será definido pelo participante, de forma remota e com o uso de recursos tecnológicos. O regime padrão para o teletrabalho na UFPE será o parcial, devendo a parcela presencial corresponder a, pelo menos, 50% da carga horária do participante. O participante do PGD será dispensado do registro de ponto eletrônico, qualquer que seja a modalidade e o regime de execução.

Reitor afirma que objetivo do PGD é melhorar a qualidade dos serviços da Universidade

“O Programa de Gestão e Desempenho é uma política que nós tratamos com muito zelo dentro da Universidade, fazendo um amplo estudo, para que possamos implementar com muita segurança, fazendo com que, além da questão do teletrabalho, que é uma parte desse programa, possamos melhorar a qualidade dos serviços da Universidade”, disse o reitor Alfredo Gomes.

Atualmente, o PGD está em fase piloto, da qual participam os setores vinculados à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) e à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). A ação foi iniciada em setembro e segue até este mês de outubro. A previsão é de que os pedidos de inclusão no PGD pelos demais setores da Universidade comecem a ser feitos a partir de novembro, via processo direcionado à Comissão de Análise de Jornada (CAJ). A Portaria Normativa nº 12, que institui o PGD da UFPE, está disponível para consulta na edição 152 do Boletim Oficial da UFPE, publicado no dia 1º de setembro deste ano.

TIRA-DÚVIDAS – A Progepe realizará, este mês, reuniões tira-dúvidas sobre o PGD com todos os servidores. No Campus Recife, os encontros acontecem nos dias 17, às 13h30, e 18, às 10h, ambos no Auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), a reunião será no dia 19, às 15h, na Sala 3. E no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), o evento acontece, no dia 20, às 15h, no Auditório Luiz Gonzaga. Os interessados em participar podem fazer a inscrição via formulário eletrônico. As informações sobre as reuniões constam no Ofício Circular nº 94/2023 da Progepe.

EDITAL – Também lançado na última sexta-feira (6), o Edital de Apoio ao Técnico Administrativo para Intercâmbio Nacional ou Missão Internacional visa à concessão de auxílio financeiro para realização de intercâmbios curtos em instituições nacionais e internacionais, na perspectiva do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFPE. A iniciativa une a Progepe, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). 

“A UFPE tem crescido bastante em ações articuladas, a partir das quais várias pró-reitorias e diretorias estratégicas se juntam para pensar de forma sistêmica uma nova forma de fazer a Universidade e de pensar na governança institucional”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da Universidade, Madson Góis Diniz. Ele também registrou “a importância de que o servidor técnico esteja na centralidade da pauta da internacionalização”.

“É uma oportunidade de troca de experiências, uma missão de conhecer novas práticas, se reciclar e trazer uma experiencia nova para o seu campo de atuação”, reforçou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli.

As inscrições tiveram início na última sexta-feira (6) e seguem até o dia 20 deste mês, via Sipac, conforme descrito no edital, republicado no Boletim Oficial da UFPE nº 178. Por meio do edital, são oferecidas dez vagas para visita de intercâmbio nacional, com auxílio no valor de R$ 7 mil, e outras dez vagas para missão internacional, com auxílio no valor de R$ 10 mil. São considerados elegíveis como beneficiários do edital os servidores técnico-administrativos em educação de níveis médio e superior lotados nos campi Recife, Vitória e Caruaru, em efetivo exercício, desde que não estejam em gozo de férias, licenças ou afastamentos, e que estejam devidamente aprovados em estágio probatório. 

MESA – A mesa solene do evento de lançamento do PGD e do Edital de Apoio ao Técnico Administrativo para Intercâmbio Nacional ou Missão Internacional foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho; pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; pelo diretor de Relações Internacionais, Madson Góis Diniz; e pela diretora do Centro de Biociências (CB), Oliane Magalhães. 

Data da última modificação: 17/10/2023, 16:23