Laboratório de Neurodinâmica da UFPE realiza pesquisa sobre ansiedade e dificuldade de aprendizado

O Laboratório de Neurodinâmica, localizado no Setor de Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Centro de Biociências da UFPE, convida a todos os alunos de graduação ou pós-graduação a participarem de pesquisa científica envolvendo ansiedade e dificuldade de aprendizado.

A pesquisa visa recrutar alunos da UFPE, graduação ou pós-graduação, para efetuar sessões de treinamento cerebral através de neurofeedback. Trata-se de uma modalidade de condicionamento, sem o uso de medicamentos nem efeitos colaterais, com comprovado efeito ansiolítico, aumento de foco e melhora no rendimento escolar em diversos países.

Este projeto possui apoio do Edital Ciência na Escola do CNPq “Neuroescola: Pesquisa-Ação para melhorar desempenho escolar e criar inclusão social com base nas Neurociências”, e está com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (UFPE).

Os interessados podem entrar em contato com o Laboratório de Neurodinâmica através do e-mail neurodinamicaufpe@gmail.com, e agendar um mapeamento cerebral. Tal é executado através de eletroencefalograma quantitativo (EEGq). “Conseguimos identificar as principais características do cérebro dos participantes através do EEGq. Inclusive, há marcadores de depressão e ansiedade, que estão lá no EEG antes mesmo da manifestação clínica. Dessa forma, nosso treinamento pode ajudar a ativar circuitos neurais bons que antagonizem a bloquear os circuitos associados à manifestação da ansiedade”, disse o professor Marcelo Cairrão, coordenador da pesquisa.

Ao enviar e-mail, os interessados serão contactados pela aluna responsável pelo projeto, Tayzes de Oliveira, para marcarem um horário.

Instagram do laboratório
@neurodinamicaufpe