Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes da UFPE amplia ações internacionais

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) escolheu a UFPE para sediar o evento visando a troca de experiências entre laboratórios

A UFPE, por meio do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do Departamento de Energia Nuclear da UFPE (LMRI-DEN/UFPE), ampliou as ações internacionais na área de metrologia das radiações ionizantes por meio do “Regional Meeting on the Review and Update the Calibration Capabilities and to define Requirements to Establish and Upgrade Standard Dosimetry Laboratories as support to SSDL Network”, que ocorreu, de 23 a 27 de abril, no Recife. O LMRI-DEN/UFPE foi selecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para sediar o evento.

Foto: Divulgação

Encontro reuniu representantes de laboratórios da Europa e da América Latina  

O encontro contou com 40 participantes de Laboratórios de Metrologia das Radiações Ionizantes da Áustria, Argentina, Bolívia, Equador, Cuba, Costa Rica, Nicarágua, México, Uruguai, Republica Dominicana, Chile, Reino Unido, Colômbia, El Salvador, Venezuela, Peru, Panamá e de outros cinco laboratórios brasileiros localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Além da ampliação das interações do LMRI-DEN/UFPE com os diversos laboratórios participantes, a reunião resultou na elaboração de um plano de ação para a região e na organização do primeiro exercício de intercomparação entre os laboratórios de calibração das radiações ionizantes, coordenado pelo LMRI-DEN/UFPE e pelo Laboratório de Proteção Radiológica (LPR-DEN/UFPE). Nesta intercomparação, participa o National Physical Laboratory (NPL), United Kingdom, que é Laboratório Primário de Metrologia.

Todo este evento e estas atividades representam um reconhecimento da comunidade internacional de metrologia das radiações ionizantes ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos laboratórios do DEN/UFPE: LPR, coordenado pelo professor Vinicius Saito de Barros, e LMRI, coordenado pela professora Helen Khoury.

Mais informações
Departamento de Energia Nuclear da UFPE
(81) 2126.8708

 

Data da última modificação: 04/05/2018, 17:19