Notícias Notícias

Voltar

Laboratório de análises clínicas do HC-UFPE recebe certificado de excelência pelo segundo ano consecutivo

A unidade é responsável por realizar uma média de 70 mil exames mensais de diversas áreas

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (Uacap) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o certificado de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em todos os testes realizados no programa de proficiência para o ano de 2023 que o laboratório está inscrito. As avaliações dos testes de proficiência ocorrem por meio do envio de amostras pelo programa, as quais são testadas pelo laboratório de análises clínicas do HC-UFPE. Os resultados são posteriormente remetidos ao programa para análise, permitindo a identificação da conformidade ou não dos resultados enviados mensalmente ao longo do ano.

“Para a realização desses exames, toda a equipe do laboratório participa nas mais diversas áreas e setores. Para tanto, desenvolvemos programas de capacitação da equipe e avaliamos os resultados obtidos a cada mês para estabelecer ações de melhorias. A importância deste certificado para o hospital e profissionais do setor é a garantia que os nossos resultados que chegam ao paciente e ao médico são seguros e assertivos para auxiliar o diagnóstico e a conduta médica”, disse a chefe da Uacap, Arione Vieira do Nascimento.  
 
A Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HC-UFPE desempenha a função de conduzir os exames laboratoriais requisitados por médicos em enfermarias e ambulatórios para os pacientes atendidos pela instituição. Esses exames abrangem diversas áreas, tais como bioquímica, sorologia, hemostasia, hematologia, urinálise e bacteriologia, entre outras. Além disso, o laboratório trabalha com a Secretaria Estadual e Municipal para disponibilizar outros exames de vigilância ou de notificação, integralmente pelo SUS, realizando uma média de 70 mil exames mensais nas diferentes áreas mencionadas.   

Arione Vieira destaca que o principal desafio enfrentado pelo laboratório no último ano foi a formação de uma equipe comprometida com um objetivo comum: proporcionar exames de qualidade aos pacientes e acreditar na viabilidade de oferecer o melhor serviço público. Ela ainda ressalta que alcançar e manter um padrão de excelência demanda esforço, especialmente para um hospital totalmente voltado ao SUS, onde as limitações de recursos, legislações e normativas exercem influência direta sobre o planejamento e os resultados. "A equipe do laboratório tem uma visão de futuro que é cumprir todos os requisitos para a obtenção do selo bronze de qualidade, que é um selo de qualidade do programa AVAQualis da Ebserh", acrescenta.  

Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Data da última modificação: 28/12/2023, 11:05