José Lamartine de Andrade Aguiar recebe título de Professor Emérito da UFPE

Evento foi realizado no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife

O professor José Lamartine de Andrade Aguiar, do Departamento de Cirurgia e do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE, recebeu ontem (10) o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco, por sua destacada atuação nas ciências médicas. A sessão solene de outorga foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e realizada no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife, na presença de familiares, amigos, colegas e alunos do homenageado.

Foto: Passarinho

Médico ainda atua no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia

“Nesses anos de convivência, aprendi a reconhecer as grandes qualidades do professor Lamartine. A primeira que eu destacaria é a serenidade. A serenidade lhe permite exercitar outra grande qualidade, primordial para um grande pesquisador como ele: o espírito observador. A serenidade também lhe permitiu trabalhar durante todos esses anos no ambiente universitário, conquistando o respeito e a amizade dos seus pares”, ressaltou a professora Raquel Kelner Silveira, do Departamento de Cirurgia da UFPE, durante o discurso panegírico.

A experiência como médico cirurgião e as conquistas acadêmicas também foram lembradas, com destaque para as áreas de cirurgia experimental e biopolímeros da cana de açúcar. Em sua trajetória na Universidade, o professor Lamartine desenvolveu atividades de ensino na graduação e na pós-graduação, de pesquisa, de extensão e administrativas. Embora aposentado, o docente continua em atividade no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE, além de coordenar e supervisionar o Núcleo de Cirurgia Experimental do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade.

Após o discurso panegírico, seguiram-se os ritos cerimoniais, com a trasladação das vestes talares, a leitura e a assinatura do ato de outorga, além da assinatura do diploma.

“Não tenho palavras para externar a minha felicidade e emoção pelo honroso título, pela honrosa homenagem que agora recebo”, disse o professor José Lamartine de Andrade Aguiar. “É emocionante, para mim, lembrar que esta cerimônia ocorre no mesmo auditório que, em 1966, recebemos as primeiras aulas teóricas do curso de Medicina”, completou.

“Como professor de Medicina, reconheço que ensinar no curso de Medicina tem sido a atividade mais gratificante que tenho experimentado. De fato, formar médicos habilitados a aliviar a dor e a auxiliar a cura de enfermidades é uma missão fascinante, um empreendimento de dimensão indescritível. É um compromisso sem fronteiras”, afirmou o docente. “Sou feliz por ter realizado minha escolha, a minha missão de médico cirurgião e de professor”, comemorou.

O reitor Anísio Brasileiro lembrou as facetas ética e cidadã e o compromisso do professor Lamartine com a educação pública. “A trajetória do professor Lamartine e o título [de Professor Emérito] se integram a esta história de busca permanente da universidade e ao papel da universidade pública pelo saber”, assegurou.

A outorga do título foi aprovada por aclamação pelo Conselho Universitário, em atenção ao pedido encaminhado pela chefia do Departamento de Cirurgia com o endosso da coordenação do curso médico.

FORMAÇÃO – Graduado em Medicina pela UFPE, em 1971, José Lamartine de Andrade Aguiar possui mestrado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela UFPE e doutorado em Medicina pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg, Alemanha.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

Data da última modificação: 11/09/2019, 16:02