Jornada de abertura do Pibid e da Residência Pedagógica da UFPE 2018 será amanhã (31)

Será ministrada, pelo pesquisador Carlos Lenuzza (Capes), a conferência de abertura “Perspectivas do Pibid-RP para formação docente”

A Jornada de Abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/Residência Pedagógica (RP) UFPE 2018 será amanhã (31), das 9h30 às 11h30, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da UFPE. O evento é voltado para coordenadores, supervisores e estudantes dos grupos do Pibid.

A programação da jornada conta com a mesa de abertura, às 9h30, a ser presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, seguida da conferência de abertura “Perspectivas do Pibid-RP para formação docente”, a ser ministrada pelo pesquisador Carlos Lenuzza (Capes), e da apresentação “A institucionalização do Pibid / RP na UFPE”, a ser ministrada pelos professores Carlos Eduardo e Liliane Carvalho. O encerramento será às 11h30.

PROGRAMAS - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) tem por finalidade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura em parceria com escolas da rede pública de ensino.

Já o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes, compõe a Política Nacional, que tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Mais informações:
Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis

pibid.resid.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 30/08/2018, 12:48