Notícias Notícias

Voltar

Jornada de Psicologia aborda a depressão de maneira multidisciplinar

A jornada foi realizada para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto

Um passeio sobre as causas do sofrimento humano, depressão e suicídio. Assim foi a palestra inicial da I Jornada de Serviço de Psicologia cujo tema do encontro foi “Depressão: Um olhar multidisciplinar”, realizada na sexta-feira (25), no Auditório Professor Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. O HC é uma das unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Emilayne Santos

Sofrimento das pessoas com depressão foi abordado no evento

A psicóloga Josélia Quintas buscou em sua apresentação demonstrar que a depressão é um problema de saúde pública, complexo e que afeta a vida das pessoas em vários aspectos, acometendo 350 milhões de indivíduos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

“Além disso, 15% dos pacientes com depressão cometem suicídio. É muito importante abordar esta temática. É falando que a gente vai desmistificando. Por mais que você questione ‘como a pessoa pode tirar a própria vida?’, mas existem pessoas que tiram a vida, sim, por que o sofrimento, naquele momento, é maior do que a razão. A pessoa estava fragilizada”, afirmou Josélia.

“O sofrimento é próprio da condição humana. Um acontecimento concreto mobiliza o que já está latente. Então, a pessoa passa a questionar o sentido da vida. Esse sentido fica empobrecido, paralisado. Por isso, precisamos estar muito atentos para ajudar as pessoas que estão fragilizadas”, completou.

Na sequência, houve a mesa-redonda “Depressão: possibilidades de cuidados”, na qual cada profissional falou sobre a doença e as possibilidades de tratamento, a partir da visão de sua especialidade, demonstrando a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar. Estiveram presentes nesta mesa o professor Paulo Roberto Cavalcanti, do Departamento de Educação Física da UFPE; o psiquiatra, José Brasileiro, do HC e supervisor da Residência Médica em Psiquiatria do HC; a psicóloga Cristina Pinto Lopes; a nutricionista Jerluce Ferraz, do HC; e a terapeuta ocupacional Jamylle Silva, também da unidade. E, por fim, encerrando o evento, houve a palestra “Fatores que influenciam o luto pós suicídio”, apresentada pela psicóloga Maria Júlia Kovács.

De acordo com o coordenador da Jornada e chefe do Serviço de Psicologia do HC, Florentino Guerra, o encontro superou as expectativas. “As discussões foram de alto nível técnico. Recebemos muitos elogios e isso nos motiva a querer fazer anualmente esta jornada”, avaliou.

Guerra explicou ainda que a jornada foi realizada para comemorar o Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.“Este foi um momento muito importante de reunião de todos os psicólogos. Pudemos mostrar que o Serviço de Psicologia do HC está crescendo e evoluindo”, afirmou.

Participaram ainda do encontro, na mesa de abertura, o superintendente do Hospital das Clínicas, Frederico Jorge Ribeiro, representando o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro; a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro; o médico Tiago Feitosa, representando a Gerência de Atenção à Saúde e Ana Elizabeth Menezes, coordenadora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde.

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:51