IV Jornada do Serviço de Psicologia do HC discute as violências

Evento acontecerá no dia 27 de outubro, das 8h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE

As inscrições para a IV Jornada do Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE estão abertas até o dia 25 de outubro e podem ser realizadas por este formulário on-line. Com 130 vagas, evento deste ano tem como tema “Violências e Psicologia: interfaces no cenário atual” e acontecerá no dia 27 de outubro, das 8h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE. A coordenação é da chefe do Serviço de Psicologia do HC, Jéssica Sampaio, e tem os membros de sua equipe como organizadores. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A jornada tem como objetivo refletir sobre as expressões da violência na sociedade atual e o papel da psicologia neste cenário, colocando em debate temas que transcorrem pela ação da psicologia em sua prática como ciência e como profissão”, explica a vice-coordenadora do Serviço de Psicologia do HC e uma das organizadoras do evento, Josianne Mattos.

O público-alvo são psicólogos, estudantes de Psicologia e outras categorias profissionais que tenham afinidade com a temática do HC, da UFPE e de outras instituições. “A violência é um dos maiores problemas sociais do Brasil, com estatísticas elevadas e muitos desafios a serem superados para a efetivação das ações de enfrentamento. A jornada debaterá a violência em suas expressões atuais, perpassando pela violência de gênero, no trabalho e digital”, pontua Josianne Mattos.

O evento é composto pela conferência de abertura e uma mesa-redonda pela manhã e outra à tarde, com três debatedores, cada uma. A conferência será ministrada pelas conselheiras do Conselho Regional de Pernambuco (CRP) Ana Carolina Lopes e Aida Carneiro Rodrigues.

O tema da mesa da manhã será “Violência e suas expressões: um olhar da Psicologia”, com as participações do professor e vice-coordenador do Departamento de Psicologia da UFPE, Luis Felipe Rios; da professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenadora do curso de Pós-Graduação de Psicologia Cínica Veronique Donard; e da também professora do Departamento de Psicologia da UFPE Euda Kaliani Rocha.

À tarde, o tema a ser abordado será “Práticas Psicológicas nos cenários de violência: o que estamos fazendo?”, que contará com a participação da Coordenadora do Espaço Trans do HC e chefe da Unidade de Saúde Mental do HC, Suzana Livadias; com o psicólogo do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas famílias em situação de violência (CERCCA) João Augusto Villacorta; e com a psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA) Juliana Keila da Silva.

Data da última modificação: 15/09/2023, 14:01