IV Feira de Leitura será realizada nos dias 20 e 21 deste mês

A IV Feira de Leitura acontece nos dias 20 e 21 deste mês, no Campus Recife da UFPE. O evento será gratuito e aberto ao público. O tema desta edição será “Territórios Interculturais da Leitura – #Nenhum direito a menos”. A promoção é do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel)/Centro de Educação (CE)/UFPE, da Releitura (Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife) e da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Recife).

A feira tem como objetivos dinamizar e aproximar a literatura dos estudantes universitários, professores, técnicos e sociedade de um modo geral, valorizando o texto literário como principal ferramenta de incentivo à leitura literária. Neste sentido, o evento vai além da relação comercial com livros, enfocando as experiências literárias que valorizem bibliotecas e a relação dos sujeitos com a palavra escrita e falada.

Nesta IV edição, a feira traz reflexões sobre a relação Recife-Nantes (cidades do Brasil e da França, respectivamente), destacando o intercâmbio sobre práticas de mediação de leitura, os percursos na formação de leitores e a sustentabilidade das experiências de incentivo à leitura. Exemplo disso é o desenvolvimento de um programa de cooperação entre a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e a Bibliothéque de Rue de Nantes.

A programação inclui palestras, mesas temáticas, rodas de diálogos, relato de experiências, conversa com escritores, oficinas, minicursos, exposições, recital poético, atividades culturais e comercialização de livros. Haverá inscrições apenas para os minicursos, conforme indicações divulgadas na página do evento no Facebook . As ações da feira serão realizadas no Centro de Educação (CE), no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Colégio de Aplicação (CAp), no Niate CCSA-CFCH e em parte do estacionamento na frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A coordenação executiva da IV Feira de Leitura é da professora Maria Helena Santos Dubeux (membro do Ceel/CE/UFPE) e de Reginaldo Marques Pereira (coordenador da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares). O evento conta com apoio do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, Biblioteca do Centro de Educação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Consulado da França no Recife, Instituto Francês, Aliança Francesa, Cia Palavras Andarilhas, A Voz da Praça e Bureau de Design.

feiradeleituraceufpe@gmail.com

Data da última modificação: 18/09/2017, 14:52