Integração dos prontuários eletrônicos do HC e das Unidades Básicas do Recife já está em operação

Profissionais da assistência do HC agora têm acesso on-line ao histórico de atendimentos dos pacientes do SUS realizados nas UBS do Recife e que são atendidos no hospital universitário

Os profissionais da assistência do Hospital das Clínicas da UFPE agora têm acesso on-line a todo o histórico de atendimentos de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Recife e no HC. Essa iniciativa pioneira no Brasil possibilita a otimização do tempo e de recursos financeiros ao evitar a repetição desnecessária de exames e tratamentos, por exemplo. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O paciente também é beneficiado, pois tem acesso rápido e fácil (via celular, tablet ou computador) a resultados de exame, atestados e receitas, entre outras funcionalidades. Isso é possível graças à integração entre os sistemas de gestão hospitalar do HC, o AGHUx, e o adotado pela Prefeitura do Recife. Essa operação entrou em atividade em junho, após assinatura de cooperação técnica entre a Ebserh e a gestão municipal, no último dia 12.

Para ter acesso a esses dados assistenciais, os profissionais do HC devem acessar o AGHUx, pelo prontuário on-line na área “Prontuário Unificado Ebserh”, ou na plataforma HU Digital na versão site. Para o paciente, o acesso acontece pelo HU Digital tanto na versão site quanto pelo aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

“O lançamento da plataforma HU Digital e a parceria com a Prefeitura do Recife é o primeiro caso nacional de integração de dados de registros eletrônicos de saúde. O HC ser o escolhido como piloto da Rede Ebserh nos deixa muito felizes. Participar desse momento histórico na saúde pública do Brasil abre portas para mais projetos de inovação em saúde digital”, explica a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz.

O HU Digital é uma plataforma da Rede Ebserh para acesso aos dados dos sumários de alta, procedimentos ambulatoriais e exames registrados no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx) de todas as 41 unidades de saúde vinculadas à estatal.

O diretor de Tecnologia da Informação da Rede Ebserh, Giliate Coelho, destacou a importância da ampliação de processos digitais na rede pública de saúde durante o evento de assinatura de cooperação técnica. “Estamos dando um passo muito importante na transformação digital do SUS”, comemora o gestor.

Data da última modificação: 04/07/2023, 16:16