Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) da UFPE recebe a visita do secretário do MCTI

Secretário conheceu as pesquisas e projetos inovadores

O Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) da UFPE) recebeu a visita, na última segunda-feira (22), do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Guilherme Calheiros, com o objetivo de fortalecer a parceria entre o governo federal e a Universidade, promovendo a integração entre a pesquisa científica e as políticas públicas de inovação para a indústria. Durante a visita, o secretário conheceu as pesquisas e projetos inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes.

Foto: Divulgação

Professores Florival Carvalho e Marcos Pereira, secretário Guilherme Calheiros e José Bertotti

O INTM fornece soluções tecnológicas para atividades de projeto, construção, manufatura, inspeção e operação que envolvam união e revestimento de materiais e suas tecnologias correlatas. Além disso, propõe ser um complexo tecnológico na área de integridade estrutural, incluindo soldagem, manufatura aditiva, ensaios mecânicos, térmicos, corrosão, ensaios não destrutivos, caracterização de materiais e desenvolvimento em pesquisa e inovação. O propósito do INTM inclui, ainda, o desenvolvimento de parcerias com centros de pesquisa, empresas e universidades com o intuito de exercer protagonismo na integração da indústria com universidades e institutos de pesquisa em nível nacional e internacional.

De acordo com o professor Marcos Pereira, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE, a visita do secretário Guila Medeiros ao INTM é uma iniciativa do instituto na busca por recursos financeiros para apoiar sua atuação dentro do contexto de inovação para a indústria. “O INTM possui infraestrutura e pessoal que permite atender demandas de inovação em todos os segmentos industriais que necessitam de tecnologia e know-how em união e revestimento de materiais.

A área de especialização do INTM tem impacto horizontal e alinhamento com as iniciativas do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que foi recentemente publicado no plano de ação para a neoindustrialização pelo governo federal. A expectativa é que se consolide uma parceria com o MCTI para promover o desenvolvimento de know-how e transferência tecnológica para a indústria brasileira, em particular para as micro, pequenas e médias empresas (MPEs), com impacto positivo na competitividade industrial e valor agregado para a economia nacional”, explica.

Data da última modificação: 29/01/2024, 13:30