Instituto de Estudos da América Latina lança dois livros no auditório 2 da Biblioteca Central

“Sujeitos e seus olhares sobre a América Latina” e "Mulher: história, exclusão e mobilidade urbana" serão lançados no dia 12

O Instituto de Estudos da América Latina (IAL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criado para ampliar a cooperação de estudos entre os países do continente, promove o lançamento de dois livros no auditório 2 da Biblioteca Central no próximo dia 12, das 18h às 20h30: o e-book “Sujeitos e seus olhares sobre a América Latina” (organizado por Adriana Marcela Ruíz Pineda, Amanda Martínez Elvir, Ana Biatriz Santos de Souza e Juan Pablo Martin Rodrigues) e o livro “Mulher: História, exclusão e mobilidade urbana”, de Amanda Martinez Elvir. O encontro conta também com exposição fotográfica com o coletivo Revela.si, formado por fotógrafas do Coque.

O e-book é fruto do seminário de mesmo nome, realizado em maio de 2019 pelo IAL. O evento foi realizado com o intuito de aproximar estudantes latino-americanos da UFPE e o instituto, além de socializar as pesquisas que estavam sendo realizadas sobre os distintos países da região. Foram recebidos trabalhos de diversas áreas do conhecimento, apresentados em três mesas de trabalho, sobre temas como educacão, planejamento urbano, migração, saúde, direitos humanos e história, entre outros. “A obra é uma amostra da diversidade de olhares sobre a América Latina, que tem a intenção de retratar a complexidade social dos distintos países da região”, explicam os organizadores.

Já o livro “Mulher: História, exclusão e mobilidade urbana” problematiza a diferença da mobilidade urbana, segundo o gênero, classe e raça/etnia. E vai além: explicita que não só existe diferença na mobilidade urbana entre homens e mulheres, mas que essa diferença se agudiza quando as mulheres são negras, indígenas e pobres. Ele é produto da pesquisa de mestrado de uma pesquisadora nicaraguense do IAL, Amanda Martinez Elvir, realizada com mulheres da comunidade do Coque. A pesquisa da arquiteta já foi tema do boletim de pesquisa da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPE. no texto “Mapa revela precariedade e desafios de mobilidade de moradoras do Coque”.

Instituto de Estudos da América Latina (IAL)

ial2015ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 04/03/2020, 15:41