Institucionalizada Rede de Museus da Universidade Federal de Pernambuco

Como forma de promover, incentivar e proteger o patrimônio cultural e científico institucional, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) institucionaliza sua Rede de Museus, formada pelos museus, pelas coleções científicas visitáveis e pelas galerias de arte vinculados à UFPE e cadastrados junto à rede. A institucionalização está formalizada na resolução n° 07/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), publicada no Boletim Oficial da UFPE de n° 29 na terça-feira (15), e que entra em vigor em 1º de março.

A Rede de Museus da UFPE é uma rede organizada de instituições museológicas, baseada na adesão voluntária, configurada de forma progressiva e que visa à coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte da Universidade. A rede será vinculada à Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e integrará o Plano de Ação Institucional (PAI) da Proexc e das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propesqi), de Pós-Graduação (ProPG) e de Graduação (Prograd). A proposta é que a Rede seja instalada no Memorial da Medicina de Pernambuco.

“Ela foi criada com o objetivo de fortalecer as ações de preservação do patrimônio cultural da Universidade desenvolvidas por suas instituições museológicas. Atualmente 14 espaços, das mais diversas áreas de conhecimento, compõem a rede, e sua institucionalização se configura como uma estratégia de imensa importância para a UFPE e toda a sociedade, uma vez que fortalecerá e, em alguns casos, possibilitará o desenvolvimento de ações de manutenção, proteção, apoio, segurança e fornecimento de condições técnicas adequadas ao seu funcionamento e à preservação dos seus acervos, incentivando, assim, outros espaços a se integrarem”, afirmou o diretor de Cultura da Proexc, professor Hélio Pajeú.

“A Rede de Museus está vinculada à Diretoria de Cultura que, por sua vez, vem trabalhando fortemente na construção do eixo de Patrimônio e Memória da Política Cultural da UFPE, que envolve ações institucionais, tais como os Editais de Apoio aos Museus; a formulação da Política de aquisição, uso, empréstimo e descarte dos acervos; a implantação do projeto piloto da base de dados Tainacan para gestão de acervos museológicos; a elaboração de diretrizes para constituição dos planos museológicos de cada integrante, dentre outras ações. O desafio mais urgente que se apresenta para a Rede de Museus é a conquista de um profissional museólogo para integrar a sua equipe, o que consolidará ainda mais as ações desenvolvidas e a articulação com outras instituições patrimoniais em âmbito regional e nacional”, explicou Pajeú.

A rede busca promover a cooperação e a articulação entre seus integrantes; estimular a interação com instituições afins e profissionais do setor; disseminar e aplicar o conhecimento do campo museológico; contribuir com a elaboração de editais de fomento vinculados à rede; estimular a participação e o interesse da comunidade universitária e da sociedade em geral no setor museológico; contribuir na formulação de políticas institucionais; entre outras ações.

A estrutura organizacional da Rede de Museus da UFPE será composta por Coordenação, com coordenador e vice-coordenador eleitos pela Assembleia Geral, dentre integrantes da rede, para um mandato de três anos, sendo permitida a recondução por mais um mandato; Comitê Gestor, formado por nove membros; Equipe Técnico-Científica, com três servidores técnico-administrativos indicados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, ouvido o Comitê Gestor; e Assembleia Geral, formada pelo Comitê Gestor e demais coordenadores dos museus, coleções científicas visitáveis e galerias de arte vinculados à Rede de Museus da UFPE.

A Resolução nº 07/2022 do Cepe foi aprovada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão realizada no dia 14 deste mês. Além de institucionalizar a Rede de Museus da UFPE, o documento ainda funcionará como regimento da rede.

Integram a Rede de Museus o acervo da Faculdade de Direito do Recife, a Coleção Científica Paleontológica e Exposição de Fósseis, Coleção de Ossos Humanos Contemporêneos, Coleção Geológica Estrutural, Galeria Capibaribe, Herbário UFP, Herbário URM, Museu da História da Topografia e Cartografia, Museu de Anatomia e Evolução Animal, Museu de Ciências Nucleares, Museu de Minerais e Rochas, Memorial Denis Bernardes, Museu de Zoologia e o Museu do Centro Cultural Benfica. Detalhes sobre cada espaço estão disponíveis no site da Proexc.

Data da última modificação: 17/02/2022, 20:24