Inscrições abertas para o curso de Formação Continuada em Tecnologias para Educação Bilíngue de Surdos

Os interessados devem se inscrever a partir desta sexta-feira (15)

Estão abertas as inscrições para o curso de Formação Continuada em Tecnologias para Educação Bilíngue de Surdos. Trata-se de uma ação de extensão realizada pelo Grupo de Pesquisas e Estudos do Léxico da Libras (Grupell), vinculado ao Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) do Centro de Educação (CE). As inscrições iniciam nesta sexta-feira (15) e encerram no dia 22 deste mês, e devem ser realizadas mediante preenchimento de formulário eletrônico. O curso é gratuito e tem carga horária de 90h.

O público-alvo do curso será composto por docentes, profissionais da educação básica e estudantes (surdos e ouvintes). Serão ofertadas 500 vagas. Desse total, 400 são destinadas a candidatos surdos e ouvintes, enquanto 100 são reservadas para estudantes da UFPE.

O curso, em formato de educação a distância, será realizado no período de 2 de outubro a 30 de dezembro. O conteúdo programático tratará das seguintes temáticas: Fundamentos da Educação Bilíngue para Surdos; Contribuição das tecnologias para a educação de surdos; Mídias digitais e educação de surdos. A formação é coordenada pelos docentes Severina Klimsa e Antônio Cardoso, ambos vinculados ao Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Resumo

A formação objetiva capacitar docentes que atuam em escolas e salas bilíngues para surdos, Escolas Inclusivas, Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Centro de Apoio aos Surdos (CAS) e profissionais da Educação Básica de escolas da rede pública, privada e privadas conveniadas com a rede pública da esfera estadual ou municipal e estudantes das Licenciaturas diversas da UFPE. Com a ação, pretende-se promover a reflexão sobre a educação bilíngue de surdos, a partir do contexto socio-histórico, promovendo a ressignificação da prática pedagógica na sala de aula; aprender a utilizar diferentes recursos tecnológicos, de modo a facilitar o processo de ensino destes estudantes nas diferentes áreas do conhecimento; e compreender a importância da utilização das mídias, favorecendo a construção de novos conhecimentos pelos alunos surdos.

grupell.ce@ufpe.br

Data da última modificação: 13/09/2023, 15:53