Inscrições abertas para novas turmas do Curso de Residência em Software da parceria CIn-UFPE e Motorola

Os interessados deverão se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2024

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Motorola, abre inscrições para a 26ª e a 27ª turmas do Curso de Residência em Software, em suas 7ª e 8ª edições como uma pós-graduação lato sensu (especialização). As inscrições devem ser feitas pelo Sigaa e pelo formulário eletrônico até o dia 17 de janeiro de 2024. Apenas as inscrições realizadas em ambas as plataformas serão aceitas. Mais informações sobre as fases da seleção, assim como o cronograma completo, podem ser obtidas no edital do processo seletivo.

Para participar da seleção, o candidato deverá ter concluído curso de graduação, com comprovação de colação de grau, em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou áreas afins, em universidades de todo o Brasil. Ao total, serão selecionados até 60 alunos para as duas turmas, sendo 50 bolsistas.

O programa oferece capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software. Tendo como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação destas turmas será planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares. Os alunos concluintes do Curso de Residência receberão um certificado emitido pela UFPE.

O curso de pós-graduação segue o modelo de Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sistema de Gestão da Secretaria de Política de Informática (Sepin) e Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW).

O programa inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software. A partir dos aprendizados, ocorrerão atividades práticas paralelas em laboratório.

A relação do CIn com a Motorola marca o início dos mais de 20 anos da Coordenação de Cooperação e Inovação do Centro, ponte entre a universidade, o governo, o mercado e a sociedade. A iniciativa começou em 2002, sendo o maior projeto de toda a história do CIn e da UFPE, seja em quantidade de investimento, número de pessoas formadas ou tempo de duração continuada. A cooperação entre o CIn e a Motorola mantém-se firme, gerando resultados. O que reforça a relevância institucional do CIn-UFPE como entidade que cumpre seu papel não apenas acadêmico, mas econômico e social.

Data da última modificação: 14/12/2023, 13:02