Inscrições abertas para edital de equidade racial na educação básica

Interessados podem concorrer nas categorias Pesquisa Aplicada e Artigos Científicos

Estão abertas as inscrições para o Edital Equidade Racial na Educação Básica. O edital apoiará projetos de pesquisa e artigos científicos que apontem recomendações para os desafios da equidade racial na educação básica e que apresentem contribuições para o debate sobre desigualdades étnico-raciais nas escolas, visando a sua superação. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho. O edital aceita inscrições de dois tipos de estudos sobre o tema: pesquisa aplicada e artigos científicos. Interessados devem realizar as submissões dos projetos de forma on-line no site indicado no edital.

Mestres ou doutores podem submeter projetos de pesquisa inéditos ou em andamento. Os projetos devem ser propostos necessariamente em cooperação formal com uma escola pública, uma rede de ensino municipal ou estadual, ou eventualmente, com um terceiro ator, uma organização da sociedade civil.

As pesquisas precisam ser relacionadas a aspectos que influenciam a educação básica e o cotidiano escolar, como os processos de gestão no nível das secretarias ou da escola, processos curriculares, aprendizagem e ensino, assim como abordagens pedagógicas inovadoras. Para a sua execução, cada projeto selecionado receberá um aporte no valor de R$ 150 mil e o pesquisador principal receberá bolsa de pesquisa mensal no valor de R$ 3 mil.

Podem submeter artigos graduados, mestres e doutores. O interessado pode se inscrever na modalidade de sua maior titulação, obtida em até cinco anos no máximo. Os artigos devem ser inéditos e apresentar contribuições para o debate a respeito das desigualdades étnico-raciais na escola. Autores dos artigos inscritos serão reconhecidos da seguinte forma: artigos da modalidade 1 de pesquisadores graduados recebem R$ 3 mil, artigos da modalidade 2 de pesquisadores mestres, R$ 5 mil reais, e artigos da modalidade 3 de pesquisadores doutores, R$ 8 mil.

O fomento é uma iniciativa do Itaú Social com realização do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e parceria do Instituto Unibanco, da Fundação Tide Setubal e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), unidos no propósito de fortalecer coletivos de pesquisa nessa temática e mapear oportunidades estratégicas de atuação.

Data da última modificação: 23/04/2020, 15:04