Notícias Notícias

Voltar

Importância da prevenção ao câncer de mama abordada em palestra no HC

O evento foi destinado às funcionárias e pacientes do hospital

A importância e as formas de prevenção e de detecção precoce foram os assuntos principais da palestra “Outubro Rosa: Prevenindo o Câncer de Mama”, realizada na manhã de ontem (25), no auditório do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), no Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento foi destinado às funcionárias e pacientes do HC.

Foto: Yago Mendes/HC-Ebserh

Foram abordadas questões como fatores de risco, sintomas e tratamento

A palestra foi proferida pelas mastologistas Ana Beatriz Albuquerque e Carolina Vasconcelos, do HC, que também esclareceram questões como fatores de risco, sintomas e tratamento, entre outras. Antes, houve ação educativa na Portaria 4, para as usuárias do hospital, abordando a importância de idas regulares ao mastologista, a técnica do autoexame, os cuidados com a nutrição e os direitos das pessoas com câncer de mama.

Segundo estimativas, quase 58 mil mulheres, no Brasil, serão diagnosticadas com o câncer de mama em 2017. “É muito importante que esse rastreamento (pela mamografia) seja feito no início da doença, pois isso possibilita 100% de cura por meio do tratamento”, explicou Ana Beatriz Albuquerque.

A mamografia é recomendada para mulheres, a partir de 40 anos, mesmo que não haja histórico familiar da doença. Se a paciente for considerada de alto risco, o rastreamento começa mais cedo. “O exame vai detectar tumores não palpáveis em pacientes assintomáticas. Em casos específicos, como pacientes de mamas densas ou jovens, a ultrassonografia é utilizada como complemento. Já o autoexame é importante para a mulher adquirir o autoconhecimento para que consiga perceber alguma alteração”, destacou Carolina Vasconcelos.

Organizada pelos Serviços de Psicologia, Mastologia, Enfermagem e Serviço Social, a iniciativa foi mais uma a integrar o rol de ações promovidas pelo HC no Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Já houve mutirão de reconstrução mamária, panfletagem, palestras e apresentação musical, entre outras ações.

 

Data da última modificação: 26/10/2017, 17:22