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III Seminário da CPA UFPE debate indicadores de qualidade da educação superior

O evento reúne docentes, discentes, representantes de autarquias municipais de Pernambuco e da sociedade civil

Promover reflexões sobre o panorama e a evolução dos indicadores de qualidade da educação superior é o objetivo do III Seminário da CPA UFPE, realizado hoje (26) no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife. O tema central desta edição é “Avaliação Institucional – Novos Olhares, Saberes e Ações”. O evento reúne docentes, discentes, representantes de autarquias municipais de Pernambuco e da sociedade civil. A promoção é da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPE.

Foto: Passarinho

Mariângela Abrão, do MEC, abordou indicadores de qualidade na avaliação superior

A diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Mariângela Abrão, ministrou a palestra de abertura, nesta manhã, intitulada “Panorama dos Indicadores de Qualidade na Avaliação Superior”. Ela falou sobre os indicadores já calculados e as perspectivas do Ministério da Educação (MEC) para ampliação de possibilidades nesta área.

Segundo Mariângela, há três pilares considerados nas avaliações do ensino superior atualmente: desempenho do estudante via Enade; avaliação in loco de cursos e instituições por meio das visitas de especialistas; e indicadores calculados posteriormente ao Enade junto com outras bases, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC). “Um indicador, por si só, não diz muita coisa. Mas ao colocá-lo numa rede, nós conseguimos fazer uma interconexão que propicia traçar um retrato, um panorama, que dá um quadro que mostra como se encontra essa qualidade da educação brasileira”, disse.

Para ela, a educação superior brasileira encontra-se “em franca expansão principalmente a partir do Marco Regulatório da EAD [Educação a Distância] e, agora, com a necessidade de que nós tenhamos um olhar mais específico para esse processo, no sentido de sermos mais cuidadosos com a separação do que realmente tem qualidade”.

“Hoje precisamos conhecer os indicadores para gerar ações de melhoria de autoavaliação contínua na Universidade”, afirmou a coordenadora da CPA UFPE, professora Daniele Cunha. “Estamos passando por vários processos de mudança, de evolução dos indicadores, dos instrumentos de avaliação. Então estamos precisando sempre avaliar e fazer o nosso processo de autoavaliação interna, que é uma das funções da CPA”, completou.

Outros assuntos abordados ao longo da programação, por outros convidados, são a evolução dos indicadores de qualidade na UFPE, a experiência de professores avaliadores de instituições e de cursos de graduação e pós-graduação pelo Inep e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o trabalho da CPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A programação completa, que prossegue nesta tarde, pode ser conferida no site do evento.

MESA DE ABERTURA – A mesa solene de abertura do III Seminário da CPA UFPE foi presidida pela vice-reitora da UFPE, professora Florisbela Campos, que parabenizou o trabalho da CPA na Universidade e lembrou a importância da comissão. “Ela é responsável pelo acompanhamento de todos os processos avaliativos juntamente com os órgãos da administração, como a Proplan [Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças]”. A mesa também teve a participação da professora Mariângela Abrão; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da UFPE, professor Décio Fonseca; da professora Daniele Cunha; da vice-coordenadora da CPA UFPE, professora Alda Livera; da diretora de Avaliação e Planejamento da Proplan da UFPE, professora Cristina Raposo; e da diretora de Desenvolvimento do Ensino da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), professora Eleta Freire.

Mais informações
CPA UFPE
(81) 2126.8630
cpadaufpe@gmail.com

 

 

 

 

Data da última modificação: 26/10/2017, 16:01