II Simpósio de Produção Acadêmica de Servidores TAEs lança coletâneas e edital para novo volume

Os dois livros somam 21 trabalhos científicos desenvolvidos por TAEs em programas de pós-graduação, com foco em práticas de gestão na UFPE

O II Simpósio de Produção Acadêmica de Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da UFPE reuniu técnicos, docentes, gestores e pró-reitores para discutir “Gestão universitária e conhecimento científico”, na manhã de ontem (5), no Auditório Gilda Lins, na Editora UFPE, Campus Recife. A palestra de abertura foi ministrada pelo reitor Anísio Brasileiro. O evento também marcou o lançamento dos volumes 3 e 4 de uma coletânea de artigos dos TAEs e do edital de chamada para o volume 5, cujas inscrições começam este mês.

Fotos: Passarinho

Reitor Anísio Brasileiro abordou o contexto das novas tecnologias

Com o tema “UFPE: trilhas para o futuro”, o reitor Anísio Brasileiro abordou o contexto das novas tecnologias e o papel das universidades na sociedade contemporânea, visando a um futuro que começa desde já. Para ele, é preciso planejar as ações universitárias, como a UFPE tem feito por meio do Plano Estratégico Institucional (PEI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por exemplo, para que as instituições se mantenham relevantes no mundo da “Revolução Industrial 4.0”, marcada pelo desenvolvimento da inteligência artificial, da robótica, das plataformas em rede e dos fluxos informativos globalizados.

“Dentro deste contexto, é vital que a universidade forme seus estudantes e seus servidores técnicos e docentes com um conjunto de conhecimentos, de habilidades e de atitudes que sejam capazes de lhes fornecer os elementos para se manterem em um mundo ético e cidadão”, afirmou. Para o reitor, o simpósio caminhou nesta direção, pois apresentou resultados de pesquisas de pós-graduação que “apontam para a melhoria da governança da instituição e suas ações, com vistas à qualidade da formação e da gestão da UFPE”.

Pró-reitora Sônia Medeiros destacou aplicabilidade da produção cientifica dos TAEs

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Sônia Medeiros, seguiu o mesmo ponto de vista: “Os TAEs, ao participarem de especializações, mestrados e doutorados, produzem resultados e registros de conhecimento científico com aplicabilidade na própria UFPE. Que isso seja útil tanto para a Universidade quanto como valorização dos técnicos administrativos.”

Os dois livros lançados ontem (5) – volumes 3 e 4 – somam 21 trabalhos científicos desenvolvidos por TAEs em programas de pós-graduação da UFPE, com foco em práticas de gestão na Universidade. “Além de oportunizar a capacitação, o aperfeiçoamento profissional dos servidores, uma busca contínua de melhoria dos processos de trabalho e de conhecimento da instituição, nós temos o aspecto de crescimento pessoal e profissional, a devolutiva para a instituição, o registro da produção acadêmica e, na medida do possível, otimizar esse conhecimento como algo efetivo para a melhoria da Universidade Federal de Pernambuco”, disse a professora Mônica Maria Barbosa Gueiros, vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e responsável pelo lançamento do novo edital de chamada para trabalhos acadêmicos para os TAEs.

O edital para o volume 5 da coletânea, lançado ontem (5), abre inscrições para submissão de trabalhos, de 20 deste mês a 10 de outubro. O documento será disponibilizado, em breve, no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) . Os interessados também podem solicitar mais informações pelo e-mail 3simposioufpe@gmail.com ou junto à Coordenação de Capacitação e Qualificação (CCQ) da Progepe. A obra será lançada no III Simpósio de Produção Acadêmica de Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFPE, previsto para ser realizado até abril de 2019.

PROGRAMAÇÃO – A programação de ontem (5) ainda contou com uma retomada dos conteúdos dos volumes 1 e 2 da coletânea de artigos dos TAEs, com a coordenadora de Capacitação e Qualificação, Maria de Lourdes Melo. Houve ainda os pronunciamentos dos coordenadores dos Programas de Mestrados Profissionais da UFPE, com os professores Denilson Bezerra Marques (Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste – MGP), Josete Florêncio dos Santos (Administração – MPA), Vilma Maria Villarouco Santos (Ergonomia – PPErgo) e Erinaldo Ferreira do Carmo (Políticas Públicas – MPPP).

Data da última modificação: 12/09/2018, 11:57