II Mostra de Engenharia de Materiais da UFPE aproxima Universidade e setor industrial

O evento deste ano começou hoje (20) e segue até a sexta-feira (24), com palestras, minicursos, mesas-redondas e visitas técnicas

A II Mostra de Engenharia de Materiais da UFPE (Memu) foi aberta hoje (20) com o auditório lotado do Instituto Nacional de Tecnologia e Junção de Materiais (INTM), no Campus Recife da UFPE. Idealizado pelo Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Materiais, no ano passado, o evento deste ano segue até a sexta-feira (24), com palestras, minicursos, mesas-redondas, sessão técnica de pôsteres e visitas técnicas a centros de pesquisas e indústrias.

Foto: Passarinho

Evento objetivo o fortalecimento da Engenharia de Materiais

“O objetivo da Memu é fazer uma integração entre os alunos de Engenharias diversas e o setor industrial, fazendo com que haja demanda de projetos e incentivo a pesquisas. A ideia é que a iniciativa possibilite uma formação diferenciada para os alunos”, explicou a presidente da II Memu, professora Magda Vieira. Ela foi seguida da representante do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Materiais, Rhauane Galvão, que destacou a evolução do evento. “A gente criou a Memu, no ano passado, e está vendo a proporção que ele ganhou no segundo ano. Isso é extremamente gratificante. O nosso desafio se torna ainda maior: fazer o evento crescer ainda mais e se tornar reconhecido em todo o país”, afirmou.

Formaram a mesa de abertura da II Memu, além da professora Magda Vieira e da acadêmica Rhauane Galvão, o diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, Afonso Oliveira, representando o reitor Anísio Brasileiro; o coordenador do INTM, professor Severino Urtiga; o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Fábio Figueiredo; e o coordenador do curso de Engenharia de Materiais, que também compõe a organização do evento, professor Carlos Augusto.

O professor Afonso Oliveira destacou a importância do evento. “A Memu abre as portas do INTM, já que este é o primeiro evento promovido no instituto, além de servir para o fortalecimento da Engenharia de Materiais, dentro da área de Engenharia Mecânica. O desafio agora é envolver ainda mais estudantes de outras engenharias", disse.

Entre os destaques da programação da II Memu, estão as visitas ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e às empresas Coral, Tramontina e Gerdau, na sexta-feira (24), último dia do evento, além dos estandes dos quatro projetos de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade (Demec), que serão apresentados pelos estudantes participantes dos projetos, na tarde de hoje. Os projetos são: Mangue Baja, Mandacaru Aero Design, Navicula Boat Design e Maracatronics.

A aluna Renata Tavares, participante do projeto Mandacaru Aero Design, enfatizou a importância da participação na Memu. “Nós sabemos que, no ambiente profissional, são exigidas várias habilidades que nós não desenvolvemos apenas em sala de aula, por isso a importância dos projetos de extensão. É muito bom para a gente participar do Memu, porque traz visibilidade para o projeto, o que pode atrair possíveis apoiadores”, afirmou. A programação completa da Memu pode ser conferida no site do evento .

Data da última modificação: 20/11/2017, 13:29