UFPE lamenta falecimento da médica e professora aposentada Eridan Coutinho

O velório e a cremação ocorrerão hoje (22), no Cemitério Morada da Paz

A UFPE lamenta o falecimento da médica e professora Eridan de Medeiros Coutinho, aos 92 anos, que foi docente titular da área de Patologia no então Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade. Além de ter atuado na UFPE, ela foi pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Aggeu Magalhães e professora de Patologia da UPE. O velório ocorrerá hoje (22) à tarde, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, local onde também haverá, às 18h45, o ritual que antecede à cremação.

Nascida em 7 de agosto de 1931, no Recife, concluiu o curso médico da UFPE em 1954. Foi pioneira na conquista dos títulos de livre-docente e doutora numa época na qual só homens se destacavam. Fez especialização em Anatomia Patológica e Patologia da Nutrição na Universidade de Harvard (Boston, EUA). Conquistou por concurso a titularidade (antiga cátedra) de Anatomia Patológica (1982 a 1993) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. O feito é também pioneiro: foi a primeira mulher a conquistar esse título em Medicina em Pernambuco.

Na UFPE, atuou de 1959 a 1988, destacando-se na docência e na pesquisa com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia da Nutrição, atuando nas áreas: desnutrição e esquistossomose, desnutrição e parasitoses em geral, patologia e imunopatologia da esquistossomose, patologia de doenças tropicais.

No Instituto Aggeu Magalhães, tornou-se pesquisadora titular e professora/pesquisadora Emérita da Fundação Osvaldo Cruz/Ministério da Saúde. Além disso, foi diretora da instituição.

Data da última modificação: 22/03/2024, 15:35