Notícias Notícias

Voltar

I Workshop de Inovação Aberta UFPE-Sebrae-Atlântico Sul Heavy Industry Solutions ocorre no Ceerma

Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (23), às 10h, no Campus Recife da UFPE

Na próxima quinta-feira (23), às 10h, no Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) da UFPE, ocorrerá o 1º Workshop de Inovação Aberta dos Programas de Formação de Recursos Humanos (PRHs) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da UFPE, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Capítulo Estudantil da Society of Petroleum Engineers (SPE) do Brasil, em Pernambuco, e da Atlântico Sul Heavy Industry Solutions.

Estudantes da UFPE podem participar e concorrer ao edital de bolsas de pesquisador júnior do Sebrae, que selecionará até 50 projetos com inovação aplicada a produto/serviço e/ou ao modelo de negócios, com alto potencial de crescimento e impacto na sociedade, preferencialmente com modelo de negócio repetível e escalável.

O 1º Workshop de Inovação Aberta contará com a participação dos gestores do Atlântico Sul Heavy Industry Solutions para atender à oportunidade do Edital de Chamada Pública nº 004/Sebrae – PE/2023 – Programa Catalisa ICT Júnior e Bolsas de Estímulo à Inovação (BEI). Cada bolsa terá a duração de seis meses e o valor de R$ 1.500,00 por mês. Através do edital, cujas inscrições vão até o dia 24 deste mês, boas ideias podem ser transformadas em pesquisas, e, posteriormente, em startups. O edital está disponível aqui.  

Foco dos desafios para o workshop

- Desafios para a Retomada da Indústria Naval em Pernambuco; e
- Inovação, otimização dos processos, eficiência operacional, materialização dos conceitos Environmental, Social and Governance (ESG) – sigla que, no mercado financeiro, sintetiza uma série de critérios de conduta que devem ser adotados pelas empresas para atraírem investidores socialmente conscientes – e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) – em toda extensão da cadeia produtiva.

Formulário para a apresentação dos desafios – Atlântico Sul

1. Como evitar os riscos ambientais da presença de Coral Sol originado dos cascos das embarcações que atracam no Porto de Suape e estaleiros, sem eliminar a atividade econômica?
2. Como modelar uma cadeia de fornecedores locais para fornecimento de equipamentos e serviços para a atividade de Desmantelamento de Embarcações e Plataformas?
3. Como reduzir custos na operação de limpeza de materiais radioativos e perigosos das embarcações que serão desmanteladas, minimizando as paradas da atividade de corte de estruturas?
4. Proponha técnicas alternativas de desmantelamento, ambientalmente seguras, que não sejam em dique seco.

Mais informações
Professor Paulo Estevão

paulo.estevao@ufpe.br

Data da última modificação: 20/11/2023, 16:25