I Seminário de Pesquisadores do Ieaf recebe resumos até sexta-feira (11)

Promover a integração dos diversos pesquisadores associados ao Instituto de Estudos da África (Ieaf) da Universidade Federal de Pernambuco, bem como promover a difusão de conhecimento sobre o continente africano, é o objetivo do I Seminário de Pesquisadoras e Pesquisadores do Ieaf – UFPE, que tem como tema “África-Brasil no Século XXI”. O evento será realizado de 11 a 13 de setembro, na Biblioteca Central da UFPE. Confira a programação no site do evento.

O seminário é aberto a pesquisadores, estudantes, professores da educação básica e superior e ao público em geral. A submissão de resumos para os grupos de trabalho pode ser feita até sexta-feira (11) e as inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro. O evento conta com a participação dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e em Serviço Social (PPGSS), no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFPE e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

INSTITUTO – O Ieaf é um centro de pesquisa e formação acadêmica de caráter transdisciplinar preocupado com a investigação e debate de temáticas que digam respeito às múltiplas dimensões da realidade do continente africano. Alinhado aos esforços de internacionalização implementados pela UFPE, o Ieaf tem como preocupação central a inserção em redes de pesquisa, por meio de acordos de cooperação que viabilizem o diálogo entre os pesquisadores e a integração de universidades e centros de pesquisa produtores de um saber científico comprometido com os princípios éticos da democracia e dos direitos humanos.

As áreas de pesquisa são: Sociedade civil e Estado na África contemporânea: protestos sociais e mobilizações pela inclusão social; Construção do conhecimento nas Ciências Sociais a partir da África; Diáspora africana; Educação das relações etnicorraciais e ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Arte e política africanas: literatura, cinema e artes visuais; Pobreza, desigualdade e HIV/aids no Brasil e África; e Democracia e direitos humanos no continente africano.

Ieaf UFPE
ieafricaufpe@gmail.com