I Encontro de Musicologia da UFPE abre inscrições para trabalhos sobre patrimônio musical

O evento será realizado de 29 de abril a 1º de maio, em formato híbrido (presencial e remoto)

O Encontro de Musicologia da UFPE recebe, até o dia 1º março, resumos de textos que tratem de “questões relativas ao patrimônio musical, nas suas inúmeras manifestações, em qualquer período histórico e a partir das mais diversas abordagens da pesquisa musicológica”. A submissão é feita por meio da página do evento, na qual também são disponibilizados os detalhes sobre a formatação dos textos. O encontro será realizado de 29 de abril a 1º de maio, em formato híbrido (presencial e remoto).

Nesta primeira edição, o evento segue o tema “Padre Jaime Diniz e o Patrimônio Musical do Brasil” como parte das atividades que ocorrem ao longo de 2024 em razão do centenário de nascimento do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989).

“A relevância de Jaime Diniz, intelectual responsável por consolidar importantes bases para a construção do campo da pesquisa musicológica no país, traduz-se principalmente no seu esforço de documentação de repertórios, práticas e trajetórias musicais, em especial no que diz respeito aos séculos XVIII e XIX. Celebrar o centenário de Jaime Diniz é celebrar o patrimônio musical do Brasil”, afirmam os organizadores do encontro.

O grupo é formado pelos professores do Departamento de Música da UFPE Luciana Câmara, Maria Aida Barroso e Sérgio Dias; pelo professor do Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Paulo Castagna e pelo historiador Wheldson Marques, do Núcleo de Pesquisa e Documentação do Instituto Ricardo Brennand (IRB).

Encontro de Musicologia da UFPE

emufpe@gmail.com