Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas realiza Mutirão de Reconstrução Mamária e beneficia dez mulheres

Ação foi direcionada a pacientes da lista de espera da cirurgia na rede estadual e para aquelas mulheres mastectomizadas com o tratamento oncológico já concluído

Dez mulheres foram beneficiadas pelo Mutirão de Reconstrução Mamária realizado pelo Hospital das Clínicas da UFPE, de 23 a 28 de outubro, em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa integrou o mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Seção Pernambuco (SBCP-PE), que operou mulheres em diversos hospitais de referência do Recife. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A importância de ter a percepção do seu corpo completo é fundamental para a mulher continuar a sua vida o mais perto do normal possível. Isso melhora a autoestima e o sistema imunológico ajudando na continuidade do tratamento ao melhorar a sua resposta e a suportar, muitas vezes, os efeitos colaterais. É fundamental que toda mulher possa ter o acesso a realizar a reconstrução de mama”, destaca o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

O mutirão foi direcionado às pacientes que estavam na lista de espera da cirurgia na rede estadual e para aquelas mulheres mastectomizadas com o tratamento oncológico já concluído e que foram selecionadas pela Secretaria Estadual por meio das Unidades Básicas. “Além de reduzir a lista de espera, o mutirão dá visibilidade e alerta às pacientes que essa cirurgia, além de melhorar a autoestima, faz parte do tratamento oncológico”, completa Anlicoara.

Todos os meses de outubro, a Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC - em parceria com diversas equipes do HC, como a anestesiologia, enfermagem e CME, entre outras - realiza mutirões de reconstrução mamária para mulheres que passaram pela mastectomia (retirada cirúrgica da mama) como parte do tratamento oncológico.

Data da última modificação: 01/11/2023, 15:59