Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas realiza Campanha Zero Adorno a partir de hoje (11)

Ação busca manter o ambiente mais seguro, evitando possíveis propagações de agentes patológicos

A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) do Hospital das Clínicas da UFPE começou nesta segunda-feira (11) com ações da campanha de conscientização Zero Adorno. A mobilização integra a programação da III Sipatma que ocorre de hoje a sexta-feira (15) com diversas ações relacionadas a práticas efetivas que contribuam para a segurança no ambiente de trabalho. O evento é organizado pela Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O HC é uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A campanha Zero Adorno objetiva estimular que os profissionais de saúde retirem adornos e acessórios presentes em seu vestuário antes de entrarem no ambiente hospitalar, como forma de manter o ambiente mais seguro, evitando possíveis propagações de agentes patológicos. A conscientização é baseada na NR-32, que trata da “Segurança e Saúde no trabalho em serviços de Saúde”.

Foto: Yago Mendes

Funcionárias do HC participam de campanha contra o uso de adornos

A presidente da Cipa e enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Andreza Cavalcanti, salienta que o uso dos adornos em ambiente hospitalar não contribui para a disseminação de boas práticas assistenciais, uma vez que, a utilização destes, muitas vezes, atrapalha a higienização adequada das mãos. “Queremos conscientizar que a utilização dos adornos traz muitos riscos dentro do ambiente hospitalar, pois contribui para a disseminação de agentes que podem gerar infecções hospitalares. Portanto, acreditamos que a ação Zero Adorno serve para garantir a segurança tanto do paciente quanto dos profissionais de saúde do HC e, por isso, a incluímos na programação desta III Sipatma”, afirma.

Ao longo do dia, haverá visita aos ambulatórios e às enfermarias de diversos andares do hospital. Na ocasião, será feita panfletagem e entrega de pequenas bolsas para guardar os adornos retirados. 

Data da última modificação: 11/09/2017, 12:09