Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas promove ações em prol do Dia Nacional da Visibilidade Trans

Atividades serão promovidas pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans

O Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE irá promover, de amanhã (28) até a próxima sexta-feira (31), na portaria 4 do HC, ações em prol do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao longo da semana, estarão expostos cartazes sobre os direitos da população trans e travesti, além de informações sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Na quarta-feira (29), a equipe multiprofissional do Espaço Trans irá realizar uma intervenção na portaria 4, a partir das 10h, com exibição de documentários, depoimentos de pessoas trans e explicações sobre o objetivo, a importância e o motivo dessa ação estar acontecendo.

“Para nós, do Espaço Trans, é muito importante promover ações como essas, pois sabemos que ainda há muito preconceito, muita transfobia. Precisamos cada vez mais redefinir espaços, quebrar barreiras e levar o máximo de informação à sociedade sempre. As pessoas transexuais e travestis têm o direito de acessar os espaços e as políticas públicas como qualquer outro cidadão”, afirma a assistente social do Espaço Trans, Cristiane Valença.

ESPAÇO - O Espaço Trans do HC é um dos centros de referência na assistência às pessoas trans no Brasil, com um ambiente de atenção que vai desde a reflexão sobre escolhas e compartilhamento de experiências até o acompanhamento pós-cirurgia de redesignação sexual.

Foi criado em outubro de 2014, quando o Hospital das Clínicas recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a implantação dos procedimentos relativos ao processo transexualizador do SUS, por meio da Portaria n° 1.055, de 13 de outubro.

A equipe multidisciplinar do Espaço Trans é composta por profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Medicina, contando com a parceria de diversas especialidades como Urologia, Ginecologia, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, entre outras.

Data da última modificação: 28/01/2020, 15:48