Notícias Notícias

Voltar

HC realiza Mutirão de Cirurgias Urológicas e beneficia 22 pacientes

Diversos tipos de procedimentos foram realizados na ação realizada no sábado passado (25)

O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu Mutirão de Cirurgias Urológicas, que beneficiou 22 pacientes da lista de espera dos procedimentos. A ação foi realizada no último sábado (25), em celebração à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina, notadamente, o câncer de próstata. O HC é uma das 41 unidades vinculadas à Empesa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foram realizados procedimentos de vasectomia e para correção de fimose (postectomia), hidrocele (hidrocelectomia) e cálculo de bexiga (cistolitotripsia). “Correu tudo bem. Todos os pacientes já receberam alta nessa ação que a gente realiza todos os anos para lembrar o Novembro Azul e a importância do cuidado com a saúde do homem”, destacou o chefe da Unidade do Sistema Urinário e coordenador da Área Assistencial de Urologia do HC, Fábio Vilar.

O especialista reforça que o objetivo da ação foi priorizar pacientes da lista de espera do HC com potencial de risco menor e com pouco tempo de internamento. “O mutirão proporcionou cirurgias que darão qualidade de vida aos pacientes, reduziu a nossa lista de espera e serviu para o treinamento de residentes e estudantes”, explicou Fábio Vilar.

Além da equipe da Urologia, o mutirão contou com o trabalho da anestesiologia, da enfermagem, esterilização de materiais, produção de alimentos e da equipe de apoio do Centro Cirúrgico, como serviços de limpeza e de maqueiros.

Data da última modificação: 29/11/2023, 15:39