Notícias Notícias

Voltar

HC realiza ação educativa no Dia Mundial de Combate à Psoríase

A psoríase é uma doença imunológica que acomete desde crianças até idosos, sendo mais prevalente em adultos de 20 a 40 anos

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Equipe da clínica dermatológica orientou pacientes e acompanhantes

A Clínica Dermatológica e a Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPE realizaram ação educativa com os usuários da Clínica Dermatológica do HC, na manhã de hoje (29), para marcar o Dia Nacional e Mundial de Combate à Psoríase, uma doença da pele inflamatória, crônica e não contagiosa. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Ações assim são importantes para combater o preconceito e a desinformação que isola as pessoas que têm a doença e, sobretudo, informar que a psoríase tem tratamento, tem controle e não é contagiosa”, explicou a dermatologista Vanessa Medeiros, do HC, que lembrou o caso de uma paciente que chorou ao ser abraçada pela médica porque ninguém fazia isso com ela por medo de pegar a doença.

Prova de que a psoríase tem controle e tratamento é o aposentado Fernando Oliveira, de 71 anos, que convive com a doença há cerca de 50 anos. Ele mostrou orgulhoso a pele livre das escamas secas e lesões (vermelhas ou róseas), características da doença. “Com a medicação, voltei a ter minha autoestima e passei até a comprar camisas de mangas curtas. Antes, tinha vergonha de usar roupa assim porque todo mundo olhava feio e perguntava o que era aquilo na minha pele e aquilo me encabulava”, contou.

Vanessa Medeiros disse ainda que a psoríase é uma doença imunológica que acomete desde crianças até idosos, sendo mais prevalente em adultos de 20 a 40 anos. O tratamento vai desde pomadas, passando por fototerapia e medicamentos que tratam do sistema imunológico.

Data da última modificação: 29/10/2019, 15:54