Notícias Notícias

Voltar

HC realiza ação de detecção de câncer de retina com crianças atendidas pelo GAC, no sábado (28)

Serão examinadas 50 crianças atendidas pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer, no Ambulatório de Oftalmologia

Foto: Passarinho

Vão participar da ação médicos oftalmologistas e residentes de Oftalmologia

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE vai realizar ação de detecção de câncer de retina (retinoblastoma) em crianças com alteração do reflexo pupilar, no próximo sábado (28), a partir das 7h30. Serão examinadas cerca de 50 crianças atendidas pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), no Ambulatório de Oftalmologia. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os pacientes foram selecionados pelo GAC-PE por meio de registros fotográficos realizados com o auxílio de flash, com foco nos olhos, para a campanha “Fique atento, pode ser câncer”. A idade foi também um dos critérios de seleção, pois o principal diagnóstico é realizado dos seis meses aos três anos de vida. As crianças que forem diagnosticadas com retinoblastoma passarão a ser tratadas e acompanhadas no HC.

Vão participar da ação médicos oftalmologistas e residentes de Oftalmologia, e os exames realizados serão os de fundo de olho após dilatação de pupila, que é rápido, eficiente e preciso.

A oftalmologista do HC Virgínia Torres explica que o retinoblastoma é um tumor maligno da retina e que, sem diagnóstico precoce e tratamento imediato, pode se disseminar, principalmente para o cérebro. “O tumor pode atingir o cérebro e isso representa grande índice de mortalidade. Nós também lidamos com casos em que pacientes chegam aqui com o tumor dentro do olho em níveis muito avançados, dessa forma, é necessário retirar o olho da criança. Nesse caso, mesmo sendo tratada e tendo boas chances de sobrevida, ela fica mutilada para sempre e isso gera sofrimento. Por isso reforçamos o quanto o diagnóstico e o tratamento precoces são imprescindíveis”, afirma.

O Serviço de Oftalmologia conta com diversas parcerias no HC e na UFPE para oferecer um melhor cuidado e assistência para esses pacientes, como é o caso da radiologia intervencionista, que realiza a Quimioterapia Intra-arterial para Retinoblastoma (Quiare), tratamento pioneiro no Norte-Nordeste e realizado apenas em outros três hospitais do País. Com o curso de Odontologia da UFPE, são produzidas próteses oculares para os pacientes que precisam ter o olho removido devido ao avanço da doença, sendo o único hospital do SUS que disponibiliza essas próteses gratuitamente em Pernambuco.

A ação é em prol do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que é comemorado no dia 18 de setembro e tem o apoio do Clube Lions do Recife.

Data da última modificação: 25/09/2019, 15:59