News News

Back

HC realiza 3º Mutirão de Reconstrução Mamária

A ação consiste em operar oito mulheres que passaram por mastectomia (total ou parcial)

Muito mais que um procedimento estético, a reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é, desde 2013, um direito garantido às mulheres que realizaram a retirada de um câncer de mama. Mesmo com esse direito assegurado, a procura pela cirurgia no Hospital das Clínicas da UFPE ainda é pequena. Para mudar esse quadro e divulgar a disponibilidade da instituição em realizar esse tipo de operação, o Serviço de Cirurgia Plástica do HC promove o 3º Mutirão de Reconstrução Mamária, de 16 a 21 deste mês. O HC é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação consiste em operar oito mulheres que passaram por mastectomia (total ou parcial) e tem como objetivo criar um fluxo contínuo de pacientes que necessitam desse tipo de cirurgia. Atualmente, é realizado, em média, apenas um procedimento por mês.

As operações dentro do Mutirão, bem como os atendimentos futuros, serão realizadas mediante cadastro no ambulatório do Serviço de Cirurgia Plástica, no 3º andar do hospital, com a necessidade do encaminhamento de um médico (mastologista ou oncologista).

O mutirão, que é alinhado à Campanha Outubro Rosa, será focado em reconstruções tardias, ou seja, em pacientes que já realizaram a retirada do câncer de mama e concluíram os tratamentos complementares há pelo menos seis meses, mas que ainda não se submeteram à reconstrução. 

“A reconstrução mamária já é feita no HC há algum tempo, mas ainda possui uma demanda mínima, talvez devido ao fato de que o público não possui conhecimento amplo sobre a importância desse tipo de cirurgia e de não saber que o HC o realiza”, comentou o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama mata anualmente cerca de 8,8 milhões de pessoas, sendo estas, em sua grande maioria, mulheres. A mastectomia, cirurgia para a retirada desse tipo de câncer, acaba por comprometer parcial ou totalmente as mamas de mulheres acometidas e, para isto, a reconstrução mamária surge como uma opção aplicada imediata ou posteriormente.

“O procedimento de reconstrução mamária hoje em dia já integra em si o tratamento contra o câncer de mama, ajudando na retomada da qualidade de vida e também da autoestima da mulher, algo que melhora exponencialmente após o reparo dessa parte importante de seu corpo e feminilidade”, explicou Anlicoara.

Date of last modification: 05/10/2017, 13:26