HC promove Fórum de Saúde Digital e Engenharia Clínica na feira HospitalMed 2023

Fórum acontecerá nos três dias do evento, que será realizada de 25 a 27 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco

O Hospital das Clínicas da UFPE está organizando o Fórum de Saúde Digital e Engenharia Clínica na feira de saúde Hospitalmed, que acontecerá de 25 a 27 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, e que está com credenciamento aberto no site do evento. Haverá transmissão para toda a rede da Empresa Brasileira e Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esta será a segunda edição do Fórum de Saúde Digital promovido pelo HC na Hospital MED. Este ano, além do Setisd na organização, temos o Setor de Engenharia Clínica do HC, ator muito estratégico na inovação tecnológica do hospital. Nossa programação está também maior, contemplando os três dias da feira e trazendo debates e cases relevantes de inovação tecnológica conduzidos pelo hospital”, explica a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz, que é uma das organizadoras do evento.

O fórum começa no dia 25, a partir das 17h, com o Showcase de Robótica e IA. Na sequência, das 18h30 às 19h, com Roadmap de Soluções Inovadoras na Saúde com Robótica e IA. “Um momento muito aguardando para esta edição é o showcase, um projeto desenvolvido na residência tecnológica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que será implantado na farmácia de dispensação do HC, ainda este ano”, pontua Shirley Cruz.

No dia 26, das 16h30 às 18h, acontece a mesa-redonda “Avanços da Inteligência Artificial no apoio ao diagnóstico por imagem”, com moderação de Shirley Cruz, e com os convidados Natália Suassuna, da empresa Strattnet; Vinícius Menezes, da startup Nuclearis; Tsang Ing REn, do Centro de Informática (CIn) da UFPE; e Pedro Vieira, do Hospital Albert Einstein.

Nesse mesmo dia, das 18h30 às 20h, está programado o painel “Construindo um Hospital Digital: desafios e oportunidades”, com moderação de Fernando Sales, da UFPE; e com os convidados Débora Rodat, do Hospital Unimed Recife; Luciana Guimarães, da Rede Ebserh; e Yuri Araújo, consultor de Engenharia em Saúde.

O chefe do Setor de Engenheiro Clínica do HC, Leonardo Rezende, destaca que o fórum traz temas sobre duas áreas interconectadas e de grande crescimento na área da saúde. “O perfil de atuação da Engenharia Clínica e dos profissionais da área vem mudando por causa da evolução exponencial das tecnologias em saúde. A Inteligência Artificial e a Internet das Coisas são exemplos das tecnologias embarcadas nos equipamentos médicos atuais”, afirma o profissional.

No dia 27, das 15h30 às 17h30, acontece a mesa-redonda “A evolução da Engenharia Clínica na era da Saúde Digital”, com moderação da engenheira clínica do HC Brenna Fraga, com os convidados Zeev Katz, da empresa TEC Saúde; Fernando Júdice, da startup Salvus; Leonardo Rezende, chefe do Setor de Engenharia Clínica do HC; e Rafael Gadelha, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB).

Das 17h30 às 19h será a vez do painel “Colaboração para a Inovação na saúde: o poder das parcerias”, com moderação de Shirley Cruz, do HC; com os convidados Wellington Pinheiro, do CIn UFPE; Antônio Carlos, da empresa TMED; e Jorge Venâncio, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Neste evento, buscamos trazer a conexão entre as áreas discutindo as inovações e perspectivas futuras dessas tecnologias com visões de empresas, hospitais públicos e privados. Também trazemos à pauta conversas sobre os investimentos e fomentos em inovação e tecnologia na área pública. Será um excelente evento para profissionais das áreas de engenharia, saúde e estudantes”, finaliza Leonardo Rezende. O Hospital das Clínicas da UFPE é uma unidade vinculada à Ebserh.

Data da última modificação: 10/10/2023, 15:39