Notícias Notícias

Voltar

HC promove ações em celebração ao Dia Mundial do Rim, na próxima quinta-feira (14)

Atividades socioeducativas pretendem despertar a reflexão sobre a prevenção e cuidados com a saúde

Ações de Educação em Saúde serão realizadas na próxima quinta-feira (14), das 8h às 11h, para celebrar o Dia Mundial do Rim no Hospital das Clínicas da UFPE. As atividades têm como objetivo dar visibilidade a informações sobre a Doença Renal. Serão explanados assuntos como estatísticas, fatores de riscos, prevenção e tratamento por meio de exposição de cartazes, abordagem aos usuários e profissionais com entrega de material informativo, além da realização de dinâmicas sobre os mitos e verdades da doença renal. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As atividades vão acontecer no hall da portaria 4 e nas áreas de espera dos ambulatórios de Cirurgia Geral, Ortopedia, Reumatologia e Fisioterapia (no térreo); nas áreas de espera da Cardiologia, Nefrologia e Clínica Médica (3º andar) e no ambulatório de Endocrinologia (4º andar). “Ações como essas possibilitam despertar nas pessoas a reflexão e atitude de mudança na vida cotidiana realizando promoção da saúde”, explica a assistente social da Nefrologia do HC e uma das organizadoras do evento, Ilka Perusso.

Este ano, o tema do Dia Mundial é “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos”, um alerta sobre a importância do diagnóstico para a realização do tratamento. “Vamos abordar a importância da equidade de acesso ao diagnóstico e tratamento da doença renal. O exame de creatinina avalia a função renal e pode ser solicitado na atenção básica de saúde”, destaca Ilka Perusso.

A ação é coordenada pelo Serviço Social, em conjunto com a equipe multidisciplinar da Área Assistencial de Nefrologia, com o Programa de Residência Multiprofissional e com a Liga do Rim da UFPE.

DIA MUNDIAL DO RIM - O Dia Mundial do Rim é uma data móvel comemorada em toda a segunda quinta-feira do mês de março, há 19 anos, e foi instituído pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF) com o objetivo de informar a toda a sociedade sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis.

Estudos comprovam que a prevenção das Doenças Renais Crônicas está diretamente relacionada ao estilo e condições de vida das pessoas. Por isso, é fundamental tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo, além da adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada, por exemplo.

Data da última modificação: 11/03/2024, 13:39