Notícias Notícias

Voltar

HC promove ação em prol do Dia Nacional da Visibilidade Trans

Ação contará com a exposição de banners informativos na Portaria 4 da instituição

O Espaço de Acolhimento e Cuidado a Pessoas Travestis e Transexuais do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá amanhã (29) uma ação em prol ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro. O principal objetivo da data é evidenciar a luta pelos direitos das pessoas trans no Brasil, além de promover o respeito à diversidade e à cidadania das pessoas trans e travestis.

A ação contará com a exposição de banners informativos na Portaria 4 da instituição sobre conceitos de expressão de gênero, orientação afetiva-sexual, identidade de gênero, a importância da humanização no cuidado e na assistência à saúde das pessoas trans e travestis e respeito da identidade de gênero.

De acordo com a assistente social do Espaço Trans do HC-UFPE/Ebserh, Cristiane Valença, essa data é muito importante, pois marca a trajetória de luta do conjunto LGBTI+, principalmente das pessoas trans e travestis, porque foi um evento que marcou a inserção desse grupo no parlamento para reivindicar o respeito e afirmação de direitos civis e políticos. “Ações como essas dentro de um hospital público são fundamentais, pois ainda existe uma grande dificuldade dessas pessoas serem popularmente compreendidas e acolhidas, inclusive, nos espaços públicos de saúde e educação”, afirma.

Cristiane Valença ainda reforça que a informação é necessária para que haja compreensão e respeito. “É fundamental que a gente leve à comunidade informações sobre o que é a identidade de gênero, orientação afetiva-social, a importância de se respeitar o nome social. Precisamos compreender que a diversidade existe na nossa sociedade, e sobretudo, devemos respeitá-las”, afirma ela.

O Espaço Trans do HC é um dos centros de referência na assistência às pessoas trans no Brasil, com um ambiente de atenção que vai desde a reflexão sobre escolhas e compartilhamento de experiências até o acompanhamento pós-cirurgia de redesignação sexual. Foi criado em outubro de 2014, quando o Hospital das Clínicas recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a implantação dos procedimentos relativos ao processo transexualizador do SUS, por meio da Portaria n° 1.055, de 13 de outubro.

Data da última modificação: 28/01/2021, 17:10