HC promove 8ª campanha de doação de sangue em parceria com o Hemope amanhã (29) e quinta-feira (30)

Ação sempre conta com grande adesão de toda a comunidade hospitalar e público em geral, beneficiando centenas de pessoas

Doador de sangue, amanhã (29) e quinta-feira (30), o Hospital das Clínicas da UFPE promove a sua 8ª campanha de doação, em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30 (ou até acabarem as fichas de triagem). A ação é aberta a toda a comunidade hospitalar e ao público em geral, e será realizada no térreo do HC, na Reabilitação, próximo à portaria dos ambulatórios e da área assistencial de Reumatologia.

A exemplo da edição de julho passado (o HC realiza duas por ano), o tema desta campanha será “Doação de sangue: Viva o lado doador da vida”. A ação faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades.

Segundo a assistente social Marcelle Nogueira, integrante da Comissão Pró-Sangue HC, o objetivo da campanha é chamar atenção para a necessidade de inclusão da pauta de doação de sangue nas práticas assistenciais e de formação desenvolvidas no HC, bem como estimular a cultura de doação de sangue.

“Essa captação de sangue ajudará na manutenção dos estoques reguladores do Hemope, assim como possibilitará o desenvolvimento de ações educativas que visam despertar atenção e o engajamento de mais estudantes e profissionais nos processos que envolvem a doação de sangue quando da realização de suas ações assistenciais e de formação. Afinal, Sangue é vida. Impossível pensar em cuidados e em formação em saúde sem abordar temas relacionados à doação de sangue”, explica a assistente social e componente da comissão, Marcelle Nogueira.

QUEM PODE DOAR - Para doar sangue, é necessário apresentar um documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 Kg. Além disso, é recomendado que o doador tenha repousado, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ter ingerido álcool 12 horas antes da doação, não fumar (três horas antes) ou estar em jejum.

A ação é organizada pelas equipes da Comissão do Pró-Sangue, da Agência Transfusional e do Serviço Social do HC e do Hemope. Na última campanha, em julho, foram realizadas 194 doações, que beneficiaram cerca de 500 pacientes em Pernambuco.

Data da última modificação: 28/11/2023, 15:32