Notícias Notícias

Voltar

HC participa de Mutirão de Reconstrução Mamária da SBCP-PE e vai operar 10 mulheres em outubro

Além de melhorar a autoestima de mulheres que passaram pela mastectomia, o procedimento faz parte do tratamento oncológico

O Hospital das Clínicas da UFPE vai operar dez mulheres que têm indicação de cirurgia de reconstrução mamária, no período de 16 até 21 de outubro. A iniciativa integra o mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Seção Pernambuco (SBCP-PE), que pretende operar 80 mulheres, em hospitais de referência do Recife, em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essas mulheres já estão sendo encaminhadas para triagem nos hospitais que realizarão o mutirão. No HC, 20 delas foram avaliadas nesta semana. O mutirão é direcionado às pacientes que estão na lista de espera pela cirurgia na rede estadual, mas também para as mulheres mastectomizadas com o tratamento oncológico já concluído e que foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde através das Unidades Básicas de Saúde, inclusive em municípios do interior.

“Os objetivos do mutirão são dar mais qualidade de vida a essas mulheres e garantir o direito da realização da reconstrução mamária que é assegurado por lei, reduzir a lista de espera e dar visibilidade e alertar às pacientes que essa cirurgia além de melhorar a autoestima também faz parte do tratamento oncológico”, destaca o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

Todos os meses de outubro, a Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC realiza ou participa de mutirões de reconstrução mamária para mulheres que passaram pela mastectomia (retirada cirúrgica da mama) como parte do tratamento oncológico.

OUTUBRO ROSA -  O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Esse é o tipo de câncer mais letal entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sinais e sintomas suspeitos são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Data da última modificação: 25/08/2023, 14:36