Notícias Notícias

Voltar

HC participa de estudo multicêntrico internacional sobre cuidados integrados para tratamento da dermatite atópica

Plano multidisciplinar estruturado para o tratamento de pacientes foi elaborado por profissionais de centros de referência de vários países

Melhorar o cuidado dos pacientes com dermatite atópica combinando protocolos para otimizar o tratamento da doença. Esse é o objetivo da elaboração das Vias de Cuidados Integrados em Dermatite Atópica (da sigla em inglês AD-ICP), material científico elaborado pela rede internacional de Centros de Referência e Excelência em Dermatite Atópica, GA²LEN - ADCARE, com participação de profissionais de diversos países, incluindo pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do Hospital das Clínicas da UFPE.

O material gerou o artigo “A concept for integrated care pathways for atopic dermatitis – A GA²LEN ADCARE initiative” (em tradução livre “Um conceito para vias de cuidados integrados para a dermatite atópica – uma iniciativa GA²LEN ADCARE”), publicado na revista Clinical and Translational Allergy. “Elaboramos um plano multidisciplinar estruturado para o tratamento de pacientes com dermatite atópica (DA) baseados em evidências e opinião de especialistas visando preencher as lacunas nas diretrizes existentes. Nele, há orientações básicas para clínicos, pediatras, enfermeiros, farmacêuticos, para especialistas na doença (dermatologistas e alergologistas), especialistas relacionados com comorbidades (psiquiatras, oftalmologistas, pneumologistas, otorrinolaringologistas e psicólogos, entre outros), além do próprio paciente e familiares”, explica a alergologista do HC e professora do CCM da UFPE, Dayanne Bruscky, que coassinou o artigo, ao lado de outros 107 pesquisadores.

“O AD-ICP traz aspectos mais amplos do cuidado integral para esses pacientes como tratamento medicamentoso, critérios diagnósticos, avaliação da gravidade da doença e rastreio de comorbidades relacionadas, entre outros. Há também orientações para o cuidado pelo próprio paciente e sua família, como hidratação, banho, roupas, forma de uso das medicações indicadas pelo médico e reforço do plano de ação prescrito pelo profissional”, pontua Dayanne Bruscky. 

Em 2021, o HC foi certificado como Centro de Referência e Excelência no tratamento de dermatite atópica pela GA²LEN ADCARE, rede que promove a colaboração em pesquisas e estudos entre os centros especializados associados. “Estar participando de um trabalho com tantos centros fortalece a formação médica e das outras áreas de saúde da UFPE e de especialistas no HC, demonstra a capacidade técnica da nossa equipe multidisciplinar e promove a representatividade de pacientes com DA com as particularidades climáticas, socioeconômicas, étnicas e culturais da nossa região”, destaca Dayanne Bruscky. 

Sobre a doença
A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, com períodos de melhora e piora, ocorrendo em pessoas com história familiar de doenças alérgicas respiratórias (rinite e asma) ou mesmo de dermatite atópica. Não é contagiosa. É caracterizada por coceira, lesões e pele seca, com cerca de 80% dos casos manifestando-se nos primeiros cinco anos de vida, podendo persistir na idade adulta.

Data da última modificação: 27/09/2023, 13:47