HC lança campanha para arrecadação de leite materno para bebês prematuros

Banco de Leite Humano convida as mães que possuem excesso na produção de leite para fazer doações deste alimento fundamental para os recém-nascidos

No mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, uma das principais causas de mortalidade infantil global, o Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da UFPE lança mais uma campanha de arrecadação de leite materno para beneficiar recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados especiais. A ação visa sensibilizar mães lactantes a contribuírem com a doação deste alimento, fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês. Atualmente, a unidade enfrenta um baixo nível de doações, agravado pela época festiva que se aproxima.

O leite materno é a alimentação mais completa para o recém-nascido, proporcionando proteção contra infecções, diarreia e alergias, além de contribuir para sua recuperação. A doação é viável para mulheres saudáveis com excesso de leite, que estejam amamentando exclusivamente seus bebês. No HC, todo leite doado passa por processo de pasteurização e, em seguida, é destinado aos prematuros internados na UTI, garantindo sua segurança e benefícios nutricionais.

A enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano do HC, Natália Coutinho, faz um apelo às mães que possuem excesso na produção de leite, convidando-as a realizar doações e assim colaborar para o aumento do estoque do hospital.

“Pedimos a ajuda das mães nesse ato de solidariedade tão importante para a manutenção da vida dos bebês prematuros: eles se recuperam mais rápido e têm menos chance de ter infecções quando se alimentam com leite humano. Ao entrar em contato com Banco de Leite Humano do HC, realizamos orientações para uma coleta adequada e segura de leite, bem como é feita a busca dos leites no domicílio e o fornecimento de novos vidros esterilizados, além da realização de entrevista para o cadastro de doadora”, disse a profissional.

A equipe do banco de leite assume a responsabilidade de conduzir as entrevistas com as potenciais doadoras, avaliando sua elegibilidade, oferecendo orientações e apoio em relação à coleta e à disponibilização de recipientes de armazenamento. Além disso, eles agendam e fornecem transporte para buscar o leite nas residências das doadoras. Mulheres interessadas em fazer a doação podem entrar em contato pelo telefone (81) 2126.3831, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou visitar o Banco de Leite Humano no 9º andar do HC.

O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 21/11/2023, 15:20