HC e UFPE promovem a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem no Campus Recife

Evento é realizado pela Divisão de Enfermagem do HC, pelo Departamento de Enfermagem da UFPE, e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) chega à sua 79ª edição, com ações realizadas no Hospital das Clínicas e na UFPE, da próxima segunda-feira (14) até a quinta-feira (17). O HC é filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Com o tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, a integração tem como objetivo promover o crescimento científico, a partir da reflexão das práticas em Enfermagem destacando avanços e desafios da categoria profissional nos mais diversos serviços de saúde.

O evento terá atividades em vários locais. O Auditório Jorge Lobo, localizado no CCS da Universidade Federal de Pernambuco, receberá os eventos de abertura, no dia 14. O Hospital das Clínicas, que, por sua vez, receberá um simpósio de prevenção e controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, parceria da Divisão de Enfermagem do HC com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), no dia 15. Tambem haverá ação educativa “Acolher para Cuidar”, na manhã do dia 17, além de atividades setoriais que serão desenvolvidas nos dias 15 e 16 deste mês.

A conferência de abertura será ministrada pela professora Francisca Valda da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi convidada pela organização do evento para falar sobre “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”, o tema da 79ª SBEn.

O auditório da Faculdade de Medicina do Recife, também localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), receberá no dia 17, o workshop “A voz da mulher durante a evolução da humanidade”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do CCS.

Finalizando a programação, no dia 17, às 17h, haverá a premiação dos trabalhos apresentados durante o evento acompanhada da cerimônia de encerramento.

A chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Maria da Penha Carlos de Sá, afirma que as expectativas são muito positivas para o evento que já se tornou parte integrante do calendário anual da instituição. “Estamos esperando uma grande participação dos membros da comunidade hospitalar, já que é um momento especial para a discussão da nossa prática que é, essencialmente, o cuidado em todas as suas vertentes, seja na área da gestão, do ensino, da pesquisa e principalmente da assistência”, destaca.

Promovida pela Divisão de Enfermagem do HC, pelo Departamento de Enfermagem da UFPE, e pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Semana é celebrada oficialmente de 12 a 20 de maio como forma de rememorar, respectivamente, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Nery, nomes muito importantes para a história da categoria.

A programação pode ser consultada aqui

Data da última modificação: 11/05/2018, 15:35